Areia requer cuidados (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Após esvaziar os pneus entre 15 e 18 libras, deve-se observar o seguinte para conseguir transpor, sem maiores dificuldades, locais de terreno arenoso:
– Depois de dar a partida, com a tração nas 4 rodas já devidamente acionada, é necessário manter a aceleração acima do que geralmente se pratica em solos mais duros, operando a troca de marchas rapidamente quando necessário, ora para acelerar ora para reduzir, uma vez que a areia tende a diminuir bastante a velocidade do veículo;
– Em trilhas estreitas de areia frouxa, deve-se acionar o bloqueio de diferencial (quando houver) para garantir maior estabilidade ao veículo, evitando, assim, que ele escape para o mato, atinja cercas ou árvores, ou mesmo caia em valas marginais;
– Na subida de duna, é preciso aguardar o veículo da frente terminar a manobra para então dar uma certa distância, acelerar bem até a base da duna e subir em uma única marcha (intermediária entre força e velocidade), evitando-se a mudança, que pode fazer o carro estancar no meio da subida;
– Na beira mar, guiar cautelosamente, observando-se que o solo é irregular e existe sempre a possibilidade de pequenas barras desaguando no mar;
– Às vezes, a colocação de uma fita colorida ou marca na parte superior do volante com a direção alinhada, auxilia para indicar o posicionamento correto das rodas dianteiras do jipe no ataque ao obstáculo, orientando o condutor no alinhamento do carro.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 27, 2001