Ventos não ajudaram. Na foto Comissão de Regatas mede intensidade do vento (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Direto do Rio de Janeiro – O venezuelano Eduardo Cordero da classe Sunfish garantiu a medalha de ouro antecipadamente ao obter 12 pontos perdidos, contra 23 do peruano Alexander Zimmermann. Como hoje os ventos não permitiram a realização de regatas, os resultados obtidos até ontem valerão para a Regata da Medalha.
A disputa final tem pontuação dobrada. Assim, se Cordero chegar em último, somará cinco pontos mais, que multiplicado por dois chega-se ao resultado de 10 e que somado aos que ele já tem, resulta em 22. Caso Zimmermann chegue em primeiro, somará um ponto, que adicionado aos 23 que já possui chega a 24 e não alcança o adversário.
Muitos velejadores têm o costume de não entrar na última regata quando o título está garantido, para evitar que haja desclassificação em caso de problemas durante a disputa. De acordo com as regras do Pan, o velejador deve se esforçar ao máximo para entrar na Medal Race e, se não for para a água, leva como punição um quinto lugar, o que lhe deixaria com 22 pontos e o ouro garantido.
O representante brasileiro da classe, Bernardo Lowbeer, foi o único canarinho que não se classificou para Medal Race. Hoje merrecou de novo, explica sobre a falta de ventos. Se tivessem rolado as regatas de hoje eu acho que conseguiria entrar na prova final e até brigar por medalhas, completa. Ele diz ainda que velejar de Sunfish no Pan foi um grande aprendizado, mas que daqui para a frente ele vai se dedicar à campanha olímpica de 470, na qual ele veleja já há algum tempo.
Tinham muitos velejadores aqui que estão nessa categoria a mais tempo do que a minha idade, brinca o sempre sorridente Bernardo. Para o pré-olímpico ele vai firmar uma parceria com Mário Tinoco para tentar uma vaga para Pequim. Já corro há bastante tempo nessa classe e acho só volto a pensar em Sunfish ano que vem. Para recuperar o investimento feito durante o pré-pan, ocasião em que para se classificar, ele deverá vender o barco. Existem duas embarcações da Federação e talvez eu os use, ressalta.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda