Desde antes do meio dia os velejadores estão na água esperando o vento soprar para começar a regata da medalha, final da vela nos Jogos Pan-americanos. O protagonista da final começa a aparecer só agora, quase três horas depois do horário marcado para a regata.
Com um vento de 12 nós, a comissão de regatas acabou de abaixar a Recon, bandeira que indica adiamento das regatas, e começa o procedimento de largada. A primeira classe a competir será a Lightning, a qual tem a dupla brasileira Gunnar Ficker e Cláudio Bieckark com o segundo lugar, a um ponto dos líderes, chilenos.
Segundo Alexandre Paradeda, que pode garantir o ouro na classe Snipe ao lado de Pedro Tinoco, o vento deve chegar para valer a partir de agora. Após olhar para as nuvens acima do Pão de Açúcar, ele afirmou que vai entrar um vento sudeste.
Os velejadores reclamaram do frio e da espera na água. As duas raias que devem abrigar as finais da vela no Pan foram montadas próximas da praia do Flamengo.
Chance de ouros – Além de Paradeda e Tinoco, o Brasil pode ganhar o ouro nas classes J24, com o quarteto liderado por Maurício Santa Cruz, e na RS:X masculino, com Ricardo Winicki, o Bimba.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa e Alexandre Koda
Last modified: julho 28, 2007