Loyal abandonou a regata com avaria (foto: Divulgação/ ICSC)
O XX Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina Mitsubishi Motors Sailing Week, teve um imprevisto no segundo dia de competição. Ventos sul de 70km/h (35 nós) tiraram alguns barcos da competição, entre eles o então líder Loyal Red Nose, de Marcelo Massa, que teve o estai de popa quebrado e abandonou a prova na metade do percurso, na altura da Ilha do Mata Fome, quando deveria ir até a do Xavier e retornar ao trapiche da sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha (ICSC), organizador do evento, para completar o percurso mais longo, de 45 milhas.
No tempo corrigido, quem assume a ponta da tabela, é o Touché Super, de Ernesto Breda, que não conseguiu largar no 2º dia de regatas em Jurerê, Florianópolis (SC). Estamos com problemas na mastreação, no reforço da cruzeta, e sabíamos que seria muito arriscado correr com esse vento todo, então preferimos poupar o barco para amanhã (sexta-feira), já que a previsão é de vento mais fraco, explica o proeiro Gustavo Thiesen.
O primeiro a finalizar a disputa na classe ORC Internacional 600 foi o San Chico 2. E ainda estávamos sem a principal catraca, orgulha-se o timoneiro Francisco Freitas, que fechou o percurso de 33 milhas indo e vindo das ilhas das Aranhas. Os ventos fortes quebraram o mastro praticamente novo do Katana 2, de Fábio Fillipon. Quem sofreu os danos da ventania foi o Força 12, que terminou a regata com duas velas balão rasgadas e a genôa fora do trilho. Mesmo assim foi muito legal, porque a adrenalina aumenta numa situação dessas, diz o tripulante Alex Veeren.
Nesta sexta-feira e sábado serão realizadas as regatas em barla-sota, a partir das 12h em ambos dias. A festa de premiação acontecerá a partir das 19h30 de sábado (14) no Il Campanário Resort, Jurerê Internacional.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 13, 2009