No feminino o 1º e 2º lugares ficaram com competidoras da casa (foto: PP Press)
Após dois dias de ventos fracos, no último domingo (23) os mais de 50 velejadores conseguiram as condições ideais para participar do 1˚ Piauí Kite Surf – Circuito FAP, na praia do Coqueiro, em Luís Correia (PI). A partir das 11h os kitesurfistas profissionais iniciaram a competição, que só terminou no fim do dia e teve o acompanhamento de muitos banhistas e turistas.
O evento começou com a categoria Free Style, na qual saltos no ar, giros e passagem da barra que prende o velejador ao seu kite (pipa) valiam mais pontos. Na primeira bateria de oito minutos, o franco-brasileiro Mathieu Grecut eliminou o piauiense Hélio; na segunda o vice-campeão mundial de 2005 Miler Morais arrancou aplausos do público, junto com o cearense Tiago Rocha.
Já na terceira bateria Carlos Alexandre Morais, o Goiaba, venceu o conterrâneo Germano e, na quarta e última bateria, o cearense Kleber Pinho, o Pepi, não deu chances para o também cearense Amadeo. Nas semifinais Mathieu Grecut enfrentou Miler Morais, que levou a melhor e Goiaba superou Pepi.
Final – Na disputa da grande final Miler Morais, bicampeão paulista e vice-mundial enfrentou Goiaba em uma disputa equilibrada. Saltos radicais, velocidade e manobras arrancaram aplausos do público, mas a experiência e a boa estratégia de Morais fizeram com que ele se sagrasse campeão.
Na disputa final, eu vi que as ondas aumentaram e decidi trocar a pipa para uma 16 (o número é também a medida de comprimento da pipa), porque sabia que me daria mais força no ar, afirmou o vencedor. O meu adversário decidiu ficar com uma pipa 11 e acho que venci pela estratégia, completou.
No feminino, as kitesurfistas piauienses Mariana Araújo e Tiara Ibiapina faturaram o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Alessandra Serrano, que conquistou o terceiro lugar, disse que foi prejudicada pelas condições do mar, pois não está acostumada a ventos fortes e ondas.
Apesar disso, acha que o Piauí é um ótimo local para a prática do esporte. O Piauí é um dos estados ideais para a prática desse esporte, não só pelas condições de vento, mas pela segurança do local.
Satisfeito, o organizador do Circuito, Lívio Borges, comentou a prova. Apesar das etapas não acontecerem nos dois dias anteriores, o evento não parou e conseguimos cumprir o que traçamos. Honramos nossa parceria com os patrocinadores e o público teve a chance de prestigiar.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 26, 2006