Foto: Pixabay

Ventos fortes adiam ataque final de Niclevicz

Redação Webventure/ Montanhismo

Crista Oeste do Everest  com 80km/h de ventos. (foto: Waldemar Niclevicz/Divulgação BMA Informação)
Crista Oeste do Everest com 80km/h de ventos. (foto: Waldemar Niclevicz/Divulgação BMA Informação)

Após 50 dias de aventura rumo ao cume do Everest, o alpinista Waldemar Niclevicz aguarda que os ventos fortes dêem trégua. O brasileiro, na companhia de Irivan Burda, está a 5.400 metros de altitude e espera pela ajuda do tempo para realizar o ataque final dos mais de três mil metros.

Niclevicz e Burda encontram-se no Acampamento Base. E deverão permanecer por lá por mais alguns dias, já que as previsões dão conta de que os ventos fortes continuarão. “O vento previsto para a altitude do Colo Sul era de aproximadamente 70km/h, com temperatura de -24º C”, conta Niclevicz.

No caminho até os 8.848 metros do cume, os brasileiros precisam fazer a escalada até o Colo Sul. E somente quatro sherpas conseguiram, até agora, enfrentar os ventos fortes, além do frio e da baixa sensação térmica.

“Nossos sherpas chegaram até a Franja Amarela (a 7.500m), uma grande rocha amarelada que se encontra no meio do Flanco do Lhotse”. acrescenta.

A esperança agora é que o vento diminua e que o tempo ajude o ataque final. “Não nos cansamos de estudar as possibilidades de ataque, com os dados que recebemos das previsões meteorológicas”, finalizou Niclevicz.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 11, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure