Webventure

Verde toma lugar da caatinga e surpreende


Paisagem surpreende (foto: Luciana de Oliveira)

João Pessoa (PB) – Quem veio ao Costa do Sol 2000, cujo slogan diz “da caatinga ao mar” se surpreendeu. As recentes chuvas na Paraíba, que chegaram a mudar a data do evento, previsto para julho passado, transformaram a paisagem sertaneja num verde só. Alguns cactos e palmas brigam entre arbustos e – quem diria – flores, a maioria bromélias.

Esse foi o visual predominante nos 57km iniciais da corrida, ontem, que foram percorridos pelos atletas em mountain-bike. Até o sol, implacável nesta época do ano, deu trégua.

A mesma surpresa estava estampada no rosto dos moradores em casas raras pela trilha de terra, cheia de buracos, mata-burros e leitos secos de rios – alguns açoreados. Mas o motivo do espanto era outro: a invasão de tantos homens e mulheres de capacete e coletes amarelos, numa procissão de bicicleta inédita naquela região onde predomina o transporte em jegues.

As novidades do primeiro dia do Costa do Sol culminaram com a chegada ao Parque Estadual (o primeiro do estado) Pedra da Boca, onde aconteceu a parte de técnicas verticais. Curiosamente, o local é disputado pelo Rio Grande do Norte: para ir a Boca, de carro, é preciso entrar em Passa e Fica, cidade norte rio-grandense, mas o GPS aponta que, por metros, o tesouro ainda pertence aos paraibanos.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira