Foto: Pixabay

Veterano e jovens dividem chances de ir a Sydney

Redação Webventure/ Biking

A cidade de Itatiaia está pronta para receber o futuro dono da vaga olímpica – cuja decisão acontece naquela cidade, em dois dias, na final do Brasileiro de mountain bike cross-country. Márcio Ravelli, Renato Seabra e Albert Morgen são os principais candidatos ao título. Os demais bikers brigam também pela chance de ir ao Mundial de Sierra Nevada, em junho, na Espanha.

Se vencer domingo ou for beneficiado por combinação de resultados por ser o líder da competição, Ravelli (Scott) irá para sua segunda olímpiada – em 96, ele foi o sul-americano mais bem colocado (27º lugar) – e será heptacampeão nacional. “Desde o início da semana estou vivendo em função do Brasileiro. Mantive os 100% da minha condição física e aprimorei o lado psicológico. Agora é conhecer a nova pista, estabelecer a tática da corrida e aguardar a largada”, afirmou.

Já Albert Morgen, com apenas 19 anos, é apontado como a principal revelação da modalidade, tendo vencido a etapa de abertura, e já foi campeão Brasileiro na categoria Sub-23. A estratégia do biker é ficar o menor tempo possível no clima de alta tensão que antecede a final. “Estou me poupando e só vou chegar a Itatiaia no sábado. Dá um frio na barriga pensar que poderei representar o Brasil na Olimpíada. A cobrança é grande, mas prefiro me concentrar na prova de domingo”, diz o petropolitano.

O sistema de pontuação para todas as categorias do Brasileiro é o seguinte: o vencedor ganha 13 pontos; o segundo colocado, 10; o terceiro, oito; o quarto, sete; e assim sucessivamente até o décimo lugar, que recebe apenas um ponto. A briga promete porque o regulamento estabelece que os pontos sejam contados em dobro na última etapa. Ravelli soma 23 pontos, cinco à frente de Renato Seabra e Albert Morgen. O quarto é Odair Pereira, também de São Paulo, com 15 pontos.

Entre as mulheres, a pentacampeã Adriana Nascimento e Jacqueline Mourão estão empatadas.

Downhill – No mesmo dia acontece a decisão do Brasileiro de downhill. O favorito disparado na categoria Elite é o catarinense Markolf Berchtold, vencedor das duas etapas já realizadas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 12, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure