O veterano piloto francês de formula 1 Philippe Alliot foi a grande surpresa do dia de ontem no Master Rallye 99. Alliot, que participa da competição com uma Mercedes M 430 teve o melhor tempo nas duas Especiais do dia, surpreendendo a todos com o seu desempenho. Pode ser um sinal de mudanças na prova diante do novo tipo de terreno montanhoso, totalmente diferente da primeira metade do rali, disputado nas quentes estepes do Cazaquistão.
Esta é a primeira vez que ganho uma prova de rali desde que entrei para o esporte, comemorava Alliot no final do dia. Acho que vamos tomar uma boa garrafa champanhe hoje a noite, confessou. Alliot também contou com ajuda da sorte. Logo no início da primeira especial, a planilha continha uma falha em um entroncamento, que apesar de todos os esforços dos organizadores, acabou por atrapalhar muitos competidores.
Os pilotos líderes de carros, Jean-Louis Schlesser, Georges Groine e Bruno Saby, não tiveram um bom desempenho hoje. Parece mesmo que a mudança de terreno se faz sentir entre os carros. Nestas estradas de cascalho meu carro fica muito pesado para manter uma boa velocidade. Para piorar eu cometi o erro de ficar seguindo Servia hoje e acabei perdendo muito tempo na poeira deixada na estrada, reconheceu Bruno Saby que corre o rali com um Protruck.
Nas motos o dia foi de novo liderado pelo italiano Fabrizio Meoni que parece se adaptar muito melhor as trilhas rochosas das montanhas turcas, do que ao calor sufocante das estepes. As especiais agora além da mais curtas, também são bem menos entediantes, já que cruzamos regiões belíssimas, cortando pequenos povoados com a população sempre animada a nos receber, contou o italiano ao final do dia. Apesar dos esforços de Meoni, a liderança permanece nas mãos de Thierry Magnaldi com sua KTM 660. Magnaldi tem procurado manter uma boa regularidade, administrando seu primeiro lugar na prova. Ontem terminou o dia em terceiro lugar não muito longe de Fabrizio Meoni.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur