Viajar em comboio traz mais segurança para todos (foto: Técnica 4×4)
Viajar em grupo é sempre divertido e sinônimo de segurança. Sempre se tem alguém para ajudar e todos chegam ao destino e voltam para casa juntos.
Para se organizar um comboio é interessante, sempre que possível, fazer uma triagem e colocar os veículos lentos na frente. Isso vai deixar os modelos mais velozes no final do comboio, e quando a dianteira ganhar alguma velocidade, eles terão condições de acelerar e chegar perto do grupo da frente com facilidade. Deixar os veículos mais lentos no meio, ou final da fila pode obrigá-los a acelerar até seu limite quando a dianteira ganhar velocidade, o que ocorre com bastante freqüência durante o deslocamento, mesmo que o carro guia tente andar em baixa velocidade. Com a dificuldade de acompanhar o ritmo dos veículos mais novos e velozes, o temor de ser deixado para trás pode acarretar erros de trajeto, de condução ou pior, um acidente.
Em estradas de terra, mantenha a velocidade compatível com o trecho, e uma distância segura do veículo da frente, pois a proximidade pode dificultar uma freada brusca, quando o companheiro da frente pára repentinamente. Em trilhas fechadas evite a proximidade excessiva com o veículo da frente, pois ele poderá parar bruscamente em uma descida mais lisa e você pode não conseguir frear a tempo, deslizando de encontro a ele. O mesmo vale para uma subida escorregadia. Aguarde que o colega conclua a manobra e só então siga adiante.
Ao guia, que segue na dianteira, todo o cuidado com veículos que vêm em sentido contrário, eles sempre aparecem de repente, no meio de uma curva fechada e geralmente quando se está em um trecho mais estreito da estrada. Se os veículos estiverem equipados com radiocomunicação, otimizem o uso priorizando o canal para que o carro guia informe as condições lá da frente, como o cruzamento com veículos em sentido contrário e mudanças de direção em cruzamentos sem sinalização. Cuidado também com a poeira, mantendo a maior distância possível do veículo da frente, para evitar uma colisão por falta de visibilidade e ainda comer todo o pó que ele estiver espalhando.
Preocupação com os outros – Outra regra importante é manter em seu campo de visão o veículo que segue atrás, e assim sucessivamente. Caso ele pare por qualquer motivo, você vê e pára, e o veículo da frente também irá parar, pois você parou. Desta forma todos se mantêm unidos.
Em estradas repletas de bifurcações e sem radiocomunicação é muito fácil se desgarrar do grupo, tomando um rumo errado e atrasando o deslocamento de todos. Para resolver isto é só você sinalizar com a seta e parar em cada mudança de trajeto, até que o carro de trás lhe veja, você segue, e então será a vez dele sinalizar e esperar até o colega de trás ver a mudança, e assim sucessivamente.
É perfeitamente previsível que algum veículo tenha que parar por uma infinidade de motivos, como um pneu furado, um defeito mecânico ou algum outro motivo inesperado, e seguindo estas regras simples ninguém fica para trás. Boas trilhas!
Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure
Last modified: julho 10, 2005