Webventure

Vias do campeonato de escalada estão quase prontas


Equipe Adrena monta paredes do Campeonato Brasileiro de Escalada (foto: Pedro Sibahi)

Faltando três dias para o campeonato brasileiro de escalada, que irá acontecer durante a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo (SBM), as paredes que recebrão as agarras já estão de pé. Nessa sexta-feira (27), o route-setter André Belê irá montar as vias que desafiarão competidores de todo o país.

Até a manhã de quinta havia 115 inscritos. “Já temos três competidores no paraclimbing”, conta Pedro Leite, dono da Adrena Esporte, que está organizado a competição. “Na categoria sub 13 só temos uma pessoa, mas vai rolar mesmo assim, poque queremos estimular a escalada entre os mais novos”, acrescenta.

Os escaladores Colin Haley e Jim Donini, que vieram ao país para apresentar palestras na SBM, já estão com uma empreitada marcada para o sábado. Eles devem subir juntos uma via clássica do Pão de Açúcar, logo depois que Colin voltar da região de Salinas.

Boa política. Nessa quinta também rolou o primeiro debate sobre acesso no Encontro de Parques de Montanha. Participaram gestores de algumas Unidades de Conservação, além de montanhistas e ativistas.

“De manhã teve um pronunciamento sensacional do Pedro Cunha Menezes, que é o novo diretor do ICMBio em uma área ligada ao uso público, e ele fez declarações espetaculares”, contou Silvério Nery, presidente da Confederação Brasileira de montanhismo e Escalada. “Uma das coisas que ele disse é que não vai mais ter guias obrigatórios até julho em nenhuma unidade de conservação, uma coisa impressionante.”

Essa declaração acabou dando o tom dos debates, sendo que montanhistas e gestores de parques se mostraram em acordo sobre a necessidade de melhorar o acesso.

“Teve uma evolução boa, que há algum tempo não se falava”, avaliou Leonardo Boquinpani, gestor de uso público no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. “Acho que essa situação só tende a melhorar no futuro, e a SBM vai ajudar nisso”, completou.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi, direto do Rio de Janeiro