Webventure

Vias exigentes na final do Brasileiro


O carioca Fábio Muniz em ação. (foto: Jorge Nicola/Webventure)

Além do equilíbrio, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva ficou marcada pela dificuldade para os competidores. Nas duas vias finais do Master Masculino e Feminino disputadas neste domingo (14/12), no ginásio da Casa de Pedra, em São Paulo, apenas César Grosso conseguiu completar.

“Procurei fazer vias complicadas para exigir o máximo dos competidores, afinal, era etapa de Brasileiro”, disse o route-setter Ricardo Schen. As mulheres enfrentaram via com graduação de 8C na decisão, enquanto os homens encararam via de 9B.

As cinco finalistas do Master Feminino admitiram as dificuldades. “Eu senti bastante medo da via. A todo o momento fiquei com medo de cair”, disse Ana Luís Makino, terceira colocada na etapa e campeão brasileira de 2003.

A experiente Janine Cardoso, que terminou na segunda posição neste domingo, também revelou alguns percalços enfrentados ao longo da subida. “Estava bastante cansativa e tentei parar às vezes para descansar, mas acabei ficando sem fôlego para ir até o fim.”

Entre os homens – Paulo Castelã, Ricardo Petry e Carlos Eduardo Levy não foram muito longe na via decisiva. Fábio Muniz ainda mostrou técnica, mas também não resistiu aos efeitos da gravidade e terminou na quinta colocação. Ricardo Mazzetto, quarto lugar, ficou a cinco agarras do pódio.

Já André Berezoski e Anderson Gouveia sentiram o gostinho de completar a via, mas caíram poucas agarras antes do fim. “Ainda assim, achei que o nível da competição foi tranqüilo. Poderia ter finalizado a via. Acho até que algumas etapas do Paulista estiveram mais complicadas que a de hoje”, opinou André Berezoski, vice-campeão.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola