Webventure

Vice-campeão brasileiro de paraquedismo morre ao tentar salto no Paraná

O paraquedista Maiko Miaki, de apenas 29 anos, morreu na tarde do último domingo (22) em uma tentativa de salto na modalidade swoop, considerada a mais perigosa do esporte pelo pouso ser feito em alta velocidade. O acidente aconteceu durante um treinamento entre amigos no aeroporto 14 Bis, no distrito rural da Warta, em Londrina (PR).

Segundo testemunhas, o instrutor, que foi vice-campeão do campeonato brasileiro de swoop no último mês de julho, teria calculado mal a distância dele com o solo e acabou chocando-se de maneira violenta no chão. O atleta chegou a ser socorrido no local, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Paraquedismo, Fabio D’Aguila Pelayo, a morte de Miaki foi uma fatalidade causada por uma “falha humana”. Pelayo, que estava presente no momento do salto, afirmou que todos os equipamentos do instrutor estavam em ordem.

A Polícia Civil de Londrina já abriu um inquérito para apurar as causas do acidente.

A modalidade – A modalidade “swoop” consiste em fazer um giro a 300 metros de altura, como forma de ganhar velocidade, e dar um rasante sobre o solo antes do pouso. Por ser diferenciada, a “swoop” utiliza paraquedas mais complexos e que exigem muito mais habilidade de quem salta.

Este texto foi escrito por: Webventure