Gutek dificilmente brigará ainda pela 1ª posição da regata (foto: Ainhoa Sanchez/ w-w-i.com)
O polonês Zbigniew Gutkowski, mais conhecido como Gutek, deu praticamente adeus à disputa pelo título da Velux 5 Oceans nesta sexta-feira (08), quando decidiu retornar a Fortaleza (CE) para consertar seu veleiro. A embarcação de Gutek, que vinha na vice-liderança da regata de volta ao mundo, teve um sério problema nos últimos dias, com a quebra de um estai (cabo de aço que prende o mastro).
Navegando de Punta Del Este, no Uruguai, até Charleston, nos Estados Unidos, para a quarta perna da 5 Oceans, o polonês já havia ultrapassado a linha do Equador. Mesmo assim, ele preferiu voltar para percorrer as cerca de 300 milhas náuticas que o separam de Fortaleza. A viagem até a capital cearense deve demorar dois dias. Resignado, Gutek explicou a decisão.
O fato de os ventos do (hemisfério) norte serem muito fortes significa que não vou arriscar ir para lá sem o equipamento principal de estabilização do mastro. Preciso ir a Forteleza para evitar o risco de perder o mastro. Não foi uma decisão fácil, disse o velejador solitário. Realista, Gutek admitiu que o objetivo principal agora é consertar o veleiro e completar a regata.
Aos 36 anos, o polonês não pode dizer que vinha tendo uma competição tranquila. Além de enfrentar vários problemas com a quebra de equipamentos, Gutek se acidentou na semana passada e machucou as costelas. Ainda assim, ele vinha na quarta posição da quarta perna, mantendo a vice-liderança no geral, atrás apenas do norte-americano Brad Van Liew. A oitava edição da 5 Oceans tem mais uma perna até o seu fim, saindo de Charleston e chegando de volta a La Rochelle, na França.
Este texto foi escrito por: Webventure