Vicente acredita que Dakar é um apredizado a cada ano (foto: Divulgação/ Wesley Santos)
Vicente de Benedictis foi um dos brasileiros que encarou a edição de 2011 do Rally Dakar. Em sua segunda participação no maior rali do mundo, o piloto não teve a mesma sorte de 2010, quando chegou ao fim da competição, e acabou abandonando a três etapas do final. Apesar de não ter completado, o brasileiro acredita que correr novamente foi importante para ganhar mais experiência.
Eu acho que o Dakar é um aprendizado e a cada ano ele agrega alguma coisa. Nos ano passado, eu tive a felicidade de terminar a prova. Este ano eu já havia passado o que o pessoal chama de parte ruim da prova e era apenas chegar, mas, infelizmente, tive um problema mecânico eu não consegui terminar a disputa, disse. É claro que você precisa digerir um pouco a situação, completa.
Segundo o piloto, a pane elétrica de sua moto durante a décima etapa da competição foi um problema inesperado e, por isso, não poderia fazer nada para concertá-lo. Eu tive alguns problemas durante a prova, mas problemas pontuais, nada muito sério. E parte elétrica é complicado porque é como uma lâmpada: uma hora ela apaga e não tem o que ser feito. Mas agora é passar por esse momento e bola pra frente, afirmou.
Melhor preparado – Se dependesse do preparo de Vicente, o brasileiro sem dúvida teria alcançado seu principal objetivo na competição. De acordo com o piloto, em sua participação deste ano seu físico e psicológico estavam muito mais treinados.
Ano passado eu sofri muito mais do que esse ano. Várias vezes em 2010 eu cheguei de noite no acampamento e esse ano eu cheguei durante o dia. Apenas em duas ou três etapas os carros me alcançaram. Então eu estava mais preparado para o Dakar do que no ano passado. Mas não teve jeito, contou.
Com uma agenda cheia para o resto de 2011 em termos de compromissos profissionais, o brasileiro não deverá correr em muitas provas nacionais e sua ausência no Rally dos Sertões é praticamente certa. Por outro lado, Vicente confirmou que estará novamente no Dakar 2012.
Para o Brasil, este ano, eu estou com uma agenda muito apertada em relação às coisas mais profissionais. Mas, sem dúvida nenhuma, voltarei no próximo ano para mais uma tentativa no Dakar. Agora começa já o planejamento para 2012. Inclusive na semana que vem já voltarei para minha sessão de treinos e tudo volta ao normal, finalizou.
Este texto foi escrito por: Caio Martins