Victor Beal, responsável pelo Censo de Escalada e Montanhismo 2005, mostra os primeiros resultados após uma análise minuciosa dos dados que foram coletados no ano passado.
Após vários meses no ar com a nossa pesquisa, agora passamos para a parte final do nosso projeto de quantificar o maior número possível de praticantes de escalada e montanhismo, onde estaremos apurando os resultados dos dados colhidos.
Gostaríamos primeiramente de agradecer a todos que participaram, aos inúmeros e-mails com sugestões, críticas, apoio, novos endereços de marcas e sites e a todas as pessoas ligadas diretamente ao projeto, grandes amigos(as) que contribuíram com seu tempo para a realização do projeto.
Muitos acreditaram na idéia, na importância da mesma desde a sua fase embrionária, ajudando na divulgação e na formulação das perguntas.
As empresas que apoiaram o projeto: Webventure, Curtlo, Agarra Sauro, Conquista Montanhismo, Botas e Sapatilhas Nômade, Azeteq, Revista HeadWall, Informativo de Montanha Mountain Voices, entre outros sites e entidades que divulgaram e apoiaram o Censo 2005 dos praticantes de escalada e montanhismo.
Para dar respaldo, como também ajudar em todo o contexto do projeto, contamos com o apoio da maioria das entidades do nosso esporte. Nosso sincero agradecimento e confiança a essas entidades que, acima de tudo, acreditaram na seriedade e importância da nossa pesquisa, sem fins lucrativos e com o único fim de coletar informações para que possamos evoluir de maneira consciente.
Nossos agradecimentos à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo, Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio, Federação Paranaense de Montanhismo, Associação Gaúcha de Montanhismo, Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo, Associação Caxiense de Montanhismo, Associação Montanhistas de Cristo, Associação Cearense de Montanhismo e Escalada, Centro Excursionista Universitário, Clube Oeste Paranaense de Montanhismo, Associação Brasiliense de Escalada e Montanhismo, Clube Montanhês Itajubense, Associação da Montanha, Mundo Vertical, Hang On, Montanhas do Rio, Mais Aventura, Info Trilhas, Ginásio de Escalada Alpino Brasil, Rotas do Cerrado, Impacto Vertical, Vida Express, Neblina Adventure e a organização da Dominiun Montanhismo.
Como resultado, tivemos 1.469 pessoas que responderam ao questionário on line. É claro que o fato de o projeto ser somente realizado via internet restringiu bastante o número de pesquisados, mas como já explicado anteriormente, não tivemos verba para realizar a pesquisa off line.
Mas temos certeza que para a próxima edição, que deve acontecer somente em 2009 ou 2010, teremos mais apoio, e poderemos abranger mais, onde seria possível colocar a pesquisa nos principais veículos do nosso meio para que os participantes possam preencher e enviar via correio sem custos, como também distribuí-la em lojas e entidades, e é claro também através do site www.censoescalada.com.br.
Dessa forma, temos certeza que teremos realmente um censo, pois na verdade, o que teremos de resultado deste é uma amostragem dos praticantes do nosso esporte, mas uma amostragem muito importante, com resultados que serão de suma importância para o maravilhoso trabalho que as entidades estão realizando e, assim, trabalharem mais direcionado, buscando sempre mais e melhores resultados para a comunidade montanhística.
No final de fevereiro, estaremos divulgado os resultados finais, como também estaremos realizando o terceiro último sorteio dos produtos ofertados por nossos patrocinadores entre os que participaram da pesquisa, e ainda estaremos enviando um adesivo alusivo ao Censo 2005 no endereço de cada participante.
Em um resumo dos resultados dos 1.469 participantes, 1.215 homens (82,71%) e 254 mulheres (17,29%), onde 369 são do Rio de Janeiro, 361 de São Paulo, 163 de Minas Gerais, 145 do Rio Grande do Sul, 131 do Paraná, 104 de Santa Catarina, 36 do Distrito Federal, 25 do Espírito Santo, 24 de Paraíba, 21 de Goiás, 20 de Sergipe, 17 da Bahia, 16 de Pernambuco , 10 de Mato Grosso do Sul, cinco do Acre, quatro de Roraima, quatro do Amazonas, quatro do Mato Grosso, dois do Piauí, dois de Amapá e os demais estados um ou zero participantes.
Uma curiosidade, dos 1.469 (69,30%) participantes, 1.018 (69,30%) encordam-se com o nó oito duplo, 159 (10,82%) com Lais de Guia e não souberam responder 292 (19,88%).
O estado onde o Lais de Guia é mais usado entre os que responderam a pesquisa é Minas Gerais, com 22,09% de pessoas que usam este nós para encordar-se, seguido do Rio de Janeiro, com 15, 72%. Outro dado legal é que a maior concentração de mulheres que praticam o esporte está no estado do Rio de Janeiro, com 24,39% de praticantes mulheres, seguidas por Rio Grande do Sul que tem 18,62% dos praticantes do sexo feminino.
O que podemos perceber que, curiosidades a parte, teremos muitos dados importantes nos resultados finais.
Para finalizar, gostaria de deixar um recado final sobre o que foi estar a frente deste projeto. Não para que possam dar méritos, mas quem sabe, para que outros venham a participar deste e outros projetos no sentido de fazer algo para a evolução consciente do montanhismo e escalada, para que novos projetos surjam, para que cada vez mais os praticantes filiem-se e participem das entidades, que a comunidade montanhistica seja mais unida.
Quando tive a idéia de realizar este projeto, alguns acharam que era loucura, ou que isso era muito trabalhoso, mas mesmo assim acreditei na idéia e, de inicio, fui buscar apoio para a idéia junto a empresas e para minha total decepção recebi inúmeras respostas negativas, mil desculpas, ou sequer recebi alguma resposta.
Outros até se interessaram pela idéia, mas convencionaram o apoio ao acesso de endereços dos participantes, o que é claro serão respeitados, pois tinha certeza que o projeto só teria credibilidade se não fosse algo comercial, com total imparcialidade.
Mas, mesmo assim não achei que era o final da via, continuei tentando por mais alguns meses, e aos poucos, fui encontrando empresas e pessoas para somar, pessoas que se dedicam ao esporte por amor a este, empresas que estão preocupadas em ligar seus produtos à pratica saudável e consciente, em ter sim cada vez mais consumidores, mas consumidores que saibam que é preciso além de fazer produtos de qualidade, ter uma marca que realmente apóia o esporte.
Quando o projeto tomou mais corpo, mesmo sabendo que tinha muito trabalho pela frente, pois tocar um projeto desse sozinho, com a cara e a coragem, tirando grana do bolso, usando quase todo meu tempo vago, atendendo a todos os e-mails que recebia o mais rápido possível, fui percebendo que, além de críticas, algumas delas nada construtivas, recebia cada vez mais apoio e respaldo de pessoas que realmente estão engajadas em prol do esporte.
Assim, fui dando continuidade ao projeto, agora na sua fase final, na fase de aferição dos dados, vejo que valeu a pena, que não foi tempo perdido.
Quando comecei a ver os dados vi que vamos ter uma grande fonte de informações, que para o próximo vamos ter bem mais apoio, vamos poder melhorar muito com as inúmeras idéias que recebi, vamos ter a participação direta em todo o processo das entidades através da CBME e todas as outras também.
Muitos já se deram conta que precisamos cada vez mais nos organizar para termos mais representatividade e assim buscar sempre mais para o esporte, para seus praticantes e para os meios onde praticamos. Teremos empresas mais ligadas a este tipo de projeto e a sua importância, as entidades precisam de apoio e cada vez mais pessoas trabalhando.
Também vi que eu estou fazendo a minha parte e que, cada um que participou que respondeu o questionário, fez e esta fazendo também e que provavelmente a maioria continue fazendo.
Talvez estes últimos parágrafos não fossem necessários, provavelmente os mesmos só servirão para gerar mais algumas críticas, mas é mais um desabafo e meu gigantesco agradecimento a todos que acreditaram, ajudaram e apoiaram o projeto, pois como sei que o Censo vai surtir um efeito positivo em um futuro próximo, acredito que este desabafo possa trazer mais pessoas que queiram se dedicar em prol de todos, em prol do montanhismo e da escalada.
Bons ventos a todos e em breve estaremos divulgado os resultados gerais do Censo 2005 dos praticantes de escalada e montanhismo.
Acesse aqui o site do Censo 2005 de Praticantes de Escalada e Montanhismo.
Este texto foi escrito por: Victor Beal
Last modified: junho 3, 2006