Foto: Pixabay

Vídeo de escalada no Pico das Prateleiras, Itatiaia

Redação Webventure/ Montanhismo

Prateleiras de Itatiaia (foto: Eliseu Frechou)
Prateleiras de Itatiaia (foto: Eliseu Frechou)

Uma das mecas do montanhismo brasileiro, o Planalto do Itatiaia é um lugar com a magia dos campos de altitude que reserva grandes visuais e curiosidades para quem o visita pela primeira vez. Refúgio de assaltantes no século 19, antigo caminho de transporte de ouro, e finalmente o primeiro Parque Nacional do país, criado em 1937 por Getúlio Vargas, o PNI compreende uma gigantesca área de 30.000 hectares, que junto com o entorno protegido por lei, de 10km ao seu redor, atinge a cifra de 120.000 hectares, uma parte no estado do Rio de Janeiro, e outra em Minas Gerais. A altitude, charme do lugar, atinge os 2787 metros no cume das Agulhas Negras, que já foi considerada a montanha mais alta do Brasil.

A parte alta do Planalto do Itatiaia tem acesso, para quem vem de São Paulo ou Rio de Janeiro, pela via Dutra, no município de Engenheiro Passos, a 12 km do município de Itatiaia. Siga pela BR 354 (Rio-Caxambu) até o km 0, chamado de Garganta do Registro, onde também está a divisa de estado RJ/MG. Ali está o acesso em terra (13 km) até a entrada do Parque Nacional. O hotel Alsene está situado no km 12. A estrada é bem esburacada, exige atenção do motorista. Um dos melhores destinos para a prática da escalada no Planalto do Itatiaia é o Pico das Prateleiras.

A grande diferença de Prateleiras para os outros points de Itatiaia é que esta montanha tem muitas fendas, o que possibilitou a conquista de diversas rotas tradicionais de grande beleza como a fissura Natascha e Fissura dos Ventos. As rotas esportivas mais freqüentadas são a Sexto sentido (deve ser a via mais escalada do Planalto), Pássaros Esperneantes, e Ilusão de ótica. Suas escaladas são belíssimas e de variadas modalidades e dificuldades.

Atraentes também são as duas escalaminhadas que dão acesso ao cume principal, conhecidas como vias “Norte” e “Sul”. As duas tem setas pintadas nas paredes e vão indicando o caminho ao topo. Não é aconselhável visitar este local sem conhecimentos de montanhismo e técnicas verticais ou desacompanhado de alguém que possa fornecer algum tipo de segurança, pelo fato de que em diversos trechos a exposição em valetas e precipícios ficam face a face com o visitante. Se você não domina as técnicas da escalada e caminhada sobre rochas verticais, o melhor é contratar um guia local experiente.

No filme você confere as melhores escaladas. Para mais informações, já está nas lojas de montanha o Manual de Escaladas e Montanhismo de Itatiaia e sul de MG e RJ. Para comprar pela net, acesse o www.mountainvoices.com.br

A área das Prateleiras está dentro do PNI, portando está sujeita a severas regras de uso e conservação: é necessário autorização e pagamento de uma taxa para entrar no PNI. E mesmo no entorno, não deixe lixo, não use o mato como banheiro, não acenda fogueiras, não use sabonete ou qualquer tipo de detergente nos rios, não é permitido a entrada de animais domésticos dentro do parque, não colete pedras, flores ou plantas, e mantenha-se afastado dos animais silvestres. As multas de transgressão à estas regras são pesadas e podem lhe causar sérios problemas.

Mais informações
Parque Nacional do Itatiaia: (24) 3352.1461
www.ibama.gov.br/parna_itatiaia
Hotel Alsene: (35) 3363.1773
Guia credenciado: Felipe Guimarães (35) 9119.9153

Este texto foi escrito por: Eliseu Frechou

Last modified: março 6, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure