Um dia com a cara do Rally dos Sertões, uma emoção atrás da outra. A prova de que nesta dispta não dá para se falar de favoritos ou
prováveis vencedores.
O primeiro susto do dia veio no primeiro Teste Especial, um trecho pequeno de 50 km, em um belo chapadão típico do cerrado brasileiro perto de Pato de Minas (MG). Logo no início da Especial a dupla Klever Kolberg e André Azevedo teve problemas com o carro. A ponta do eixo de direção dianteiro rompeu e a Evolution teve que ser rebocada. Klever não completou as duas especiais e não se sabe se corre amanhã.
A segunda surpresa do dia foi a moto de Jean Azevedo que fundiu o motor no final da primeira Especial. Jean não teve condições de partir para a segunda etapa do dia. Notícia boa para Juca Bala que acelerou fundo e segue na liderança das motos, seguido de perto por José Hélio Filho. O chileno Carlo De Gavardo também não teve um dia dos mais felizes. Furou o pneu no final da primeira Especial. Teve que terminar quase 5 km da Especial com a roda dianteira praticamente no chão. Como conseqüência o estrangeiro de maior destaque nas motos perdeu dez dolorosos minutos em seu tempo geral e caiu da terceira para a 16ª posição do Rally. “Foi terrível”, desabafou De Gavardo,
“logo quando já estava me adaptando a prova e as planilhas”, explicou entre suspiros de tristeza.
Nos carros quem despontou no dia de hoje foi a dupla Paulo Vignoli / Gilberto Barricati que assumiu a ponta da geral. Tiveram a ajuda de Ulisses Bertholdo que perdeu um bom tempo perdido na planilha da primeira Especial: “mas a culpa não é da planilha”, esclareceu Bertholdo, “nós mesmos é que erramos na pressa, no estresse da Especial”, comentou já em Brasília. Ulisses e seu navegador Nilo de Paula ainda amargaram uma penalização que os jogou para a 60ª posição.
“Foram duas especiais bem diferentes. A primeira bem travada com muitas pedras, já a segunda tinha uns retões que eu achava que ia até decolar”, comentou entre risadas o piloto da KIA Motors, Reinaldo Varella. Reinaldo disputa com Roberto Proença Macedo, com Troller, a disputa da categoria TT2. Hoje também foi o dia das KIA. Reinaldo e seu navegador Fadigatti pularam aceleraram e pularam para a segunda posição na geral. A outra dupla da KIA Robson Gouveia e Ricardo Yamasaki assumiram a terceira na geral em uma fantástica recuperação.
Em Brasília a bela festa organizada pelo governo do Distrito Federal não podia ser melhor. A largada era simplesmente na Esplanada dos Ministérios. Amanhã será um dia difícil. O dia mais longo do Rally dos Sertões, com mais de 800 km entre deslocamentos e Especiais até Gurupi (TO). Ninguém por aqui duvida do fato que o Rally ainda está longe de ter favoritos. Ainda temos muito chão pela frente e muitas outras surpresas nas curvas das estradas.
Leia mais no site www.rallydossertoes.com.br
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: julho 13, 1999