O pequeno vilarejo português com pouco mais de 15.000 habitantes situado ao norte de Lisboa, ganhou reconhecimento no mapa devido as suas ondas únicas. Nazaré foi presença garantida nas manchetes do mundo inteiro em 2011, quando o americano Garret McNamara entrou no Guiness World Records ao pegar uma onda com cerca de 30 metros altura.
Desde então, as praias da cidade portuguesa se tornaram sinônimo de tentativas de quebra de recorde. Garret voltou a desafiar ondas com mais de 30 metros, assim como o brasileiro Carlos Burle e o francês Benjamin Sanchis. Porém, nenhuma das tentativas foram reconhecidas no Guiness Book, por não cumprirem todos os requisitos, como, por exemplo, se manter em pé até o final da onda.
A explicação para o vilarejo ser casa das maiores ondas do mundo está em uma falha geológica conhecida como Canhão de Nazaré, um desfiladeiro submarino de origem tectônica, considerado o maior da Europa. O Canhão funciona como um polarizador de ondulações. Sendo assim, as ondas chegam à costa sem perder força alguma.
Não é só pelas peculiaridades do mar que Nazaré recebe visitas de turistas do mundo inteiro, o local é um marco histórico português, pois sedia o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, um dos mais importantes sítios católicos da Europa.
Outro ponto muito procurado é o bairro da Pederneira, famoso por possuir a essência da arquitetura portuguesa. Com pequenas casas brancas e antigos monumentos lá se destaca se destaca o Largo da Misericórdia, que conta com uma igreja de quase 500 anos.
Para quem gosta de história, as atrações não terminam por aí. O Forte São Miguel Arcanjo que foi construído no século 16 e se mantém preservado, mesmo perdendo sua função inicial que era proteger o vilarejo. O local se tornou um dos mais belos cartões postais de Portugal.
O que não faltam são atrações, curiosidades e lindas vistas em Nazaré. A proximidade de Lisboa, pouco mais de 100 km, faz da pequena cidade um destino obrigatório para quem visita terras portuguesas.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: outubro 18, 2016