Webventure

Visita ao PNSG limitada ao sul do Cânion Fortaleza

Uma portaria do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) fechou parcialmente o Parque Nacional da Serra Geral, onde estão alguns dos mais importantes cânions dos Aparados da Serra, como o Fortaleza e o Malacara. A ação, assinada pelo presidente da entidade, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 7 de agosto e vai durar 180 dias.

Sob a alegação de falta de segurança e estrutura aos turistas, a visitação do PNSG, segundo a portaria, fica restrita às trilhas da borda sul do Cânion Fortaleza, e mediante monitoramento de funcionários desse Parque e do Parque Nacional de Aparados da Serra.

Motivos – Entre os motivos listados pelo IBAMA para a medida estão “a inexistência de plano de manejo (…), considerando que a regularização fundiária do Parque, está em curso, mas que a maior parcela do PNSG não se constitui em áreas públicas de posse da União (…); e que o Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional de Aparados da Serra são manejados como uma única Unidade de Conservação e na porção do Parque Nacional de Aparados da Serra existem áreas destinadas à visitação pública com estrutura para orientar e receber o visitante e que o P.N. da Serra Geral ainda não dispõe dessa estrutura (…).

E mais: “considerando a necessidade de se manter um melhor controle sobre o afluxo turístico no PNSG, de modo a evitar-se danos aos seus recursos naturais, assim como garantir a segurança dos turistas”.

Também foi proibida a prática de camping, permanência noturna e o uso de fogueiras no PNSG.

Este texto foi escrito por: Webventure