Webventure

Vistoria esquenta os motores


Pilotos aguardam vez para a vistoria das motos. (foto: André Pascowitch)

Rio de Janeiro – Os motores roncaram por pouco tempo, mas foi o suficiente para esquentar o início do Independência Off-Road 2000. Hoje, véspera da largada, foi apenas vistoria das motos e dos equipamentos que os 500 pilotos levarão a partir de amanhã.

Entre 14h e 20h, a organização montou uma estrutura de verificação no estacionamento do Shopping Via Park, na Barra da Tijuca. Durante todo este período, os pilotos formaram uma longa fila à espera da vez. Os requisitos para aprovação são básicos. Segundo Amarildo Martins, comissário da FMEMG Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e um dos responsáveis pela vistoria, “é somente a parte de segurança da moto”.

Primeiro é anotado o número do chassi da moto. “Eles podem alterar tudo, menos o chassi”, explicou Amarildo. Depois é verificado se os raios das rodas estão bem presos e se o mecanismo de “mata-motor”, que corta a corrente elétrica da moto, está em perfeito funcionamento. Feito isso, o comissário da federação cola um selo de autenticidade e o piloto é liberado.

Expectativa – Neste ano, a maior prova do mundo de regularidade recebeu mais de 700 pedidos de inscrição, mas a organização somente aceitou 500 pilotos. “Fica técnicamente impossível uma prova dessas”, avaliou Helvécio Ribeiro, diretor do Independência Off-Road 2000. Para ele, “a peculiaridade da prova é chegar porque é um desafio para a própria pessoa”.

As emoções realmente começam amanhã, na etapa de Rio de Janeiro a Penedo (RJ), com 170 km de muita trilha. Os pilotos largarão às 8h para um percurso de 12 km pela orla carioca. Logo após, voltarão ao estacionamento do Shopping Via Park e seguirão, junto com a equipe de apoio, até Itaguaí para a largada técnica, marcada para as 11h.

Você poderá acompanhar todos os detalhes na cobertura oficial on-line da Webventure. Fique ligado!

Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch