Fila para a vistoria dos Carros (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto de Goiânia (GO) – Começaram as vistorias iniciais do Rally dos Sertões 2007. Desde 9h desta segunda-feira, motos, carros e caminhões passam pela checagem dos comissários de prova, para poderem ter permissão de iniciar a 15ª edição do maior rali das Américas.
Para carros e caminhões, a vistoria dura cerca de 15 minutos, e tem hora marcada. Já para as motos, cada piloto se apresenta quando quiser, e tem até amanhã para realizar a vistoria. É bem melhor assim, porque sempre aparece alguma coisa de última hora, comentou o piloto Dimas Mattos.
O motivo da vistoria é a checagem dos equipamentos obrigatórios de segurança e itens controlados pela organização. Na parte de segurança nós analisamos toda a parte elétrica, a validade do banco, do cinto de segurança e dos extintores. Já na parte técnica, nós lacramos o motor e o chassi, além do restritor da turbina, explica Arnaldo Golfieri, comissário técnico da CBA (Comissão Brasileira de Automobilismo) e um dos responsáveis pelas vistorias em carros e caminhões.
O bloco do motor é lacrado porque se a equipe precisar trocar, toma uma penalização de três horas. Já o restritor do turbo não pode ser alterado, sob pena de desclassificação, adianta o comissário. Aqui nós confiamos em cada equipe, só vamos checar de novo em Salvador, e mediremos tudo. Se algo estiver fora do permitido os competidores serão punidos. Mesmo se vencer o rali, alguém pode ser desclassificado se não estiver com tudo em ordem no final, avisa.
O período de vistorias termina amanhã. Na quarta-feira começam as competições do 15º Rally Internacional dos Sertões, com o prólogo tomada de tempo em um circuito fechado, válida para definir a ordem de largada da primeira especial, e também conta para a classificação geral da prova.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: agosto 6, 2007