Vitor Negrete e Rodrigo Raineri (foto: Arquivo pessoal)
Vitor Negrete e Rodrigo Raineri decidiram na tarde de hoje que vão escalar o Everest a partir dos 8.200m com ajuda de oxigênio suplementar. Com o mau tempo e cansaço físico, eles usaram o recurso dos cilindros de oxigênio devido à segurança.
Vitor Negrete usou oxigênio suplementar a partir do acampamento 2, a 7.500m. atualizada em 28/8
Eu e o Rodrigo fizemos a opção de tentar este ataque usando oxigênio pra que a gente não corra tanto risco, contou Vitor Negrete em ligação via telefone por satélite para a assessoria. Já Rodrigo avisa que a situação climática não ajuda: e mesmo assim, talvez não dê para chegar no cume, porque está difícil mesmo. O tempo está complicado. A gente precisaria de apenas 12 horas de tempo bom, mas ele não está acontecendo, contou o montanhista.
Este ano, 78 montanhistas fizeram o cume do Everest, dentre sherpas (carregadores e auxiliares de expedições), montanhistas autônomos e clientes de empresas que guiam em alta montanha. Segundo o site Everestnews, a melhor fonte de informação local, as subidas começaram há alguns dias e somente ontem chegaram os primeiros montanhistas. Não há informações de montanhistas que chegaram sem o uso de oxigênio suplementar.
Previsão é de cume na madrugada de amanhã – Os dois montanhistas devem atingir o cume na madrugada desta quarta-feira (01/6). No fim da tarde eles estavam no 1o. Escalão, a 8.568m, aproximadamente. Serão necessárias pelo menos 16 horas de escalada para o ataque final.
O Everest tem 8.848m e é a montanha mais alta do mundo. Até hoje, os brasileiros que ascenderam ao cume foram Mozart Catão (falecido) e Waldemar Niclevicz, pela mesma via (norte), em 1.995, e com uso de oxigênio suplementar.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: maio 31, 2005