Foto: Pixabay

Vitor e Rodrigo estão a menos de 24 horas do cume do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Vitor Negrete e Rodrigo Raineri (foto: Arquivo Pessoal)
Vitor Negrete e Rodrigo Raineri (foto: Arquivo Pessoal)

Na noite de ontem (30/5), das 22h30 às 23h (horário de Brasília), dois telefones em São Paulo chamaram o satelital dos montanhistas Vitor Negrete e Rodrigo Raineri, que estavam até então a 7.600m, e não tiveram resposta. O montanhista e fotógrafo Tomás Gridi Papp, que auxilia os amigos passando via telefone e email informações preciosas de meteorologia, e a jornalista e assessora da expedição Everest Sem Oxigênio, Sueli Rumi, tentaram falar com os dois montanhistas em vão.

Às 6h30 da manhã no Tibete, os dois montanhistas haviam partido para o desafio de escalar o Everest (8.848m) sem oxigênio suplemementar e desligaram o telefone.

“Parece que eles se lançaram mesmo”, disse a assessora Sueli. “Agora mesmo tentei ligar para confirmar o lançamento e o thuraya (telefone por satélite asiático) está desligado”, disse ela ontem à noite.

Pelo telefone – Tom só conseguiu falar com Guilherme Setani, o Totó, que faz apoio no campo base para os montanhistas. “O Totó disse que eles estavam prontos para subir para o acampamento 3, a 8.300m”. Sendo assim, Tom conta que passou as últimas previsões de tempo para o colega no base: “tempo claro com ventos moderados com pequena nevasca hoje na hora do almoço”.

Para ele, que também é colaborador do Webventure, a boa notícia é que as temperaturas devem se manter moderadas no dia 1o. de junho, que será o provável dia do cume. Mas os ventos devem aumentar, por volta dos 70km/h, o que é um agravante, já que tanto eles quanto outros montanhistas que tentam a escalada sem uso de oxigênio artificial como Paulo e Helena Coelho, que também estão na montanha a ausência de ventos é melhor para quem precisa respirar o pouco oxigênio que se tem no ar rarefeito.

“Se tudo correr perfeitamente, o tempo não piorar e eles mantiverem o plano de parar poucas horas apenas no C3 (8.300m) para descansar e hidratar, devem chegarar no cume entre 7h e meio-dia do dia 1o., hora da China (Tibete)”, explica Tom. No Brasil, esse horário seria entre 22h do dia 31 e 4h do dia 1o.

Pela manhã ele ainda recebe outro boletim metereológico detalhando melhor as condições entre hoje e amanhã.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: maio 31, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure