Webventure

Vitor Negrete, Waldemar Niclevicz e Irivan Burda atingiram o cume do Everest

Vitor Negrete, Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda atingiram o cume do Everest na madrugada de hoje (02/6) segundo relato do montanhista Guilherme “Totó” Setani, do campo base do Everest via telefone por satélite. No horário local do Tibete era meio-dia.

Os dois se encontraram no cume, já que Vitor partiu da face norte e Waldemar da face sul. O montanhista Rodrigo Raineri estava com Vitor, mas a 50 metros do cume desceu. Vitor e Rodrigo estão no acampamento 3 agora.

Segundo o site Everestnews, o casal de montanhistas Paulo e Helena Coelho retornou para Katmandu, em nota publicada em 31/5. Um dos maiores problemas dos brasileiros que tinham como objetivo fazer o cume sem oxigênio suplementar foi o mau tempo nessas últimas semanas, que dificultou a subida sem auxílio das garrafas de oxigênio. Vitor e Rodrigo usaram sua reserva de oxigênio a partir dos 8.200m.

Outro problema foi o vencimento dos permits e do visto dos brasileiros na China. Eles ingressaram no país em final de março e tinham permissão até início de junho.

A expedição Everest Sem Oxigênio está há mais de 70 dias na montanha entre aclimatação e subida final. O objetivo era da dupla escalar sem oxigênio, mas em 31/5 eles decidiram usar o oxigênio artificial.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure