Seguuuura! Peão. (foto: Ricardo Leizer/ Webventure)
Barra, BA Na primeira metade daquela que é a mais dura e longa etapa do Sertões 2009 (até porque são duas etapas uma em seguida da outra pelo perfil Maratona) os Volkswagen Race Touareg, ficaram com as duas primeiras posições (Sainz e Nasser) e mais um 4º lugar (Maurício). Aconteceu de tudo para que essa reviravolta tomasse forma e amanhã promete ainda mais, já que nenhum mecânico pode mexer nos carros.
Para Sainz/Cruz(RedBull) no Touareg #301 foi o dia de tirar a sorte grande, não forçar o carro e se ver líder com 5min08 s de vantagem sobre o 2º colocado.
Para a dupla artilheira desta 17ª Edição Nasser/Gottschalk(RedBull/Barwa) no Touareg #302 havia um toco de árvore escondido no meio do caminho que arrancou um pedaço da suspensão e os obrigou a um reparo que custou 15 minutos e uma liderança até então tranqüila.
Para os brasileiros Neves/Bampi (RedBull/Mahle/Moura/Cimed) no Touareg#309, que vinham de um 2º lugar, sobrou uma atolada que os privou de lutar pela vitória no dia, mas os levou ao 9º lugar na geral.
Amanhã temos sorte de ter o equipamento que temos, os Touareg (até mesmo com a manutenção feita apenas por nós Pilotos e Navegadores e em somente 40 minutos) estão prontos para mais 4 horas de desafio. Disse Maurício Neves ao lado de seus companheiros de Equipe, cada um em seu mundo particular repleto dos altos e baixos que fazem o fascínio e o sucesso de uma prova de Rally.
O Número do dia: O Livro de Bordo da primeira metade do Rally teve um total de 300 páginas com 2100 desenhos. O Navegador, dessa maneira, teve que dar instruções a uma media de cada 750 metros de prova. Com a velocidade media de 91 km/h isso significa uma instrução a cada 29.7 segundos.
1 Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra (E/E), Volkswagen Race Touareg 2, Em 4h 04m 10.0s (1), Tempo Total na soma das Etapas de 21h 38m 37.9 s
2 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D), Volkswagen Race Touareg 2, 4h 21m 09.4s (2), + 5m 08.3s atrás no Tempo Total
3 Jean Azevedo/Youssef Haddad (BR/BR), Mitsubishi L200, 4h 46m 59.2s (8), + 2h 22m 28.1s atrás no Tempo Total
4 Riamburgo Ximenes/Stanger Eller (BR/BR), Sherpa, 4h 30m 56.7s (3), + 2h 30m 34.6s atrás no Tempo Total
5 Roberto Reijers/Marcos Almeida (BR/BR), Ford Ranger, 4h 44m 24.5s (7), + 3h 30m 56.7s atrás no Tempo Total
6 João Franciosi/Rafael Capoani (BR/BR) Sherpa, 5h 02m 47.1s (12), + 3h 50m 43.9s atrás no Tempo Total
7 Luiz Facco/Silvio Deusdará (BR/BR), Mitsubishi L200, 4h 59m 39.1s (11), + 4h 23m 38.5s atrás no Tempo Total
8 Felipe Bibas/Emerson Cavassi (BR/BR), Mitsubishi L200, 4h 42m 33.3s (6), + 4h 37m 04.5s atrás no Tempo Total
9 Maurício Neves/Eduardo Bampi (BR/BR), Volkswagen Race Touareg 2, 4h 31m 37.5s (4), + 5h 04m 00.6s atrás no Tempo Total
10 Romeo Franciosi/Deco Muniz (BR/BR), Sherpa, 4h 57m 57.4s (10), + 5h 10m 39.7s atrás no Tempo Total
Túnel do Tempo
Sair de LEM para chegar a Barra, exige mais do que atenção para com os desafios que a etapa traz, paciência com os golpes da sorte dos rallys e confiança nos seus equipamentos mecânicos e humanos. Merece uma boa dose de credulidade. Isso mesmo, uma crença profunda em que um experimento como o Túnel do Tempo realmente funciona. Em poucas horas todos são transportados do Brasil do Século 21 para o Brasil do Século 17.
Barra traz em seu DNA todos os traços da vila fundamental para a criação e transporte de gado no Brasil Imperial: cristã, cumpridora das leis e ponto de referência forte que lhe confere a localização privilegiada de encontro do Rio Grande com o portentoso Rio São Francisco.
De rio em rio
Vai navegando, assim, a nossa Barra, em busca de acertar o seu relógio na história atual, que está se tornando de uma virtualidade tão palpável que chega mesmo a ser real. Como é real e belíssimo o encontro das águas negras de um rio com as águas lamacentas do outro, que tem o forte significado de que a convivência é necessária, de que cada um tem o sue papel.
Assim como é verdadeira a calorosa recepção de seus habitantes que definitivamente estão de volta para agora enfrentar o futuro.
Na 3ª feira tem o segundo tempo
O primeiro tempo da 6ª Etapa dos Sertões terminou, mas a partida ainda não acabou. Amanhã são mais 240 km cronometrados até Petrolina com 308 de deslocamento. Haja fôlego para descansar às margens do Velho Chico antes de seguir, outra vez com carros e espíritos revisados.
Este texto foi escrito por: Carlos Lua
Last modified: junho 29, 2009