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Vladimir Chagin, um hexacampeão nada atlético

Redação Webventure/ Offroad

Chagin não esconde que o físico não é seu forte (foto: Marcelo Maragni)
Chagin não esconde que o físico não é seu forte (foto: Marcelo Maragni)

Quem olha para Vladimir Chagin pode imaginar mil e uma profissões para o russo, menos piloto de rali. Baixo, gordinho e ligeiramente calvo, ele não tem o menor biótipo de alguém capaz de pilotar mais de nove mil quilômetros em meio aos maiores desafios naturais possíveis. Pois Chagin contraria qualquer prognóstico e hoje entrou para a história do Rally Dakar.

O russo garantiu seu sexto título na categoria caminhões, se igualando a Karel Loprais. Mas não foi só. A bordo de um Kamaz, o campeão do Dakar 2010 alcançou incríveis nove vitórias no trajeto em território argentino e chileno. Com isso, se tornou o piloto com mais triunfos na história do rali são 56, superando o francês Stephane Peterhansel.

Chagin chegou ao título neste ano ao lado de Sergey Savostin e Eduard Nikolaev, ambos russos. O trio teve desempenho praticamente perfeito. O pior resultado deles foi o terceiro lugar na última etapa e ficou com a segunda colocação, no quinto, nono, 11º e 13º dias. Em todos os outros dias, o resultado foi o mesmo: o caminhão azul com propaganda da Red Bull cruzando com o melhor tempo.

Tamanha eficácia permitiu que Chagin desse um banho no então atual campeão, Firdaus Kabirov, que ficou em segundo no acumulado dos tempos com mais de uma hora de desvantagem.

Conjunto – Chagin não faz questão de passar a imagem de um atleta. Seu dia a dia consiste em trabalhar bem longe dos ralis. Apesar duas ou três vezes por ano ele se reúne com seus parceiros para correr. Até por isso, ele tem convicção de que estar em forma não é o segredo para ser campeão, pelo menos nos caminhões. “Meu treino físico é feito durante o Dakar”, brinca.

“Acho que 50% da vitória no Dakar depende do trabalho coletivo. Nos esportos motorizados, é importante saber escolher com muito cuidado todos os elementos mecânicos, como amortecedores, pneus, suspensões… Os 50% restantes são consequência do trabalho da equipe: escolha estratégica feita pelo diretor esportivo, coordenação do trabalho nos acampamentos.”

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 16, 2010

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