Biker deve ter atenção para arrumar a corrente (foto: Douglass Fagundes/ www.webventure.com.br)
A tarefa de consertar a corrente de uma bicicleta é delicada e precisa de atenção dobrada e conhecimento das peças do equipamento. Caso não tenha esse conhecimento das peças, leve a sua bike até uma mecânica especializada.
A primeira medida é não retirar o pino da corrente por inteiro e não abrir a corrente no pino de segurança. Caso contrário essa medida pode desmontar a corrente e ficar complicado de montá-la novamente.
Tenha em mãos, de reserva, um pedaço de corrente com um lado macho e outro fêmea para fazer a troca do elo danificado. Para bicicletas de mountain bike, a corrente deve ter, no mínimo, um elo e, no máximo, dois elos de sobra em uma das pontas.
Para fazer essas medidas de comprimento da corrente, basta colocá-la na Coroa Maior e no Pinhão Maior do cassete. Se a corrente estiver menor, coloque um elo em uma das pontas. Caso esteja do tamanho correto, passe-a pelos câmbios, encaixe uma ponta na outra e feche o pino.
Este pino pode deixar a corrente rígida, mas é simples: basta torcer com as duas mãos a peça, de um lado para outro, até que o elo fique solto.
Este texto teve a colaboração de Rodrigo Yamaguchi, da oficina especializada em biciletas Yamabike. Telefone: (19) 3016-5244/ (19) 9781-3886. E-mail: yamabike@yamabike.com.br.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: abril 19, 2009