Webventure

Você sabe o que é BPA?

A definição e possíveis efeitos do Bisfenol-A, conhecido como BPA, estão cada vez mais presentes nas pesquisas científicas e mídias do mundo inteiro. Mesmo não sendo conhecido por todos, com certeza você já entrou em contato com o composto, já que ele faz parte da constituição de produtos como o plástico.

+ Inscreva-se para a Meia Maratona Ecológica de Curitiba. Clique aqui!

Estudos sugerem que o BPA está associado a doenças como obesidade, diabetes, infertilidade e alguns tipos de câncer. Um levantamento feito nos EUA indicou que cerca de 92% da população americana apresenta níveis de BPA na urina. A maior preocupação atualmente é o efeito em crianças, sendo que mesmo em pequenas quantidades, o composto pode causar problemas neurológicos e hormonais.

O Bisfenol costuma estar presente em embalagem de alimentos, recipientes plásticos, escova de dente, parte interna de latas de alumínio e em grande parte das mamadeiras plásticas. Atualmente já existe uma lei que proíbe o uso do composto em mamadeiras, mas os pais devem ficar atentos e sempre buscar lojas e vendedores confiáveis, que passem informações corretas e tenham conhecimento do assunto.

Foto: showcake/Fotolia

Apesar da quantidade ingerida diariamente pela população ser considerada pequena, é dito que o composto permanece por um tempo longo em nosso organismo, podendo causar problemas futuros. Confira algumas formas de reduzir sua exposição ao composto.

1. Evite esquentar recipientes plásticos no microondas
2. Não coloque o plástico no freezer. A liberação é mais intensa nesse ambiente.
3. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável para armazenar bebidas e alimentos
4. Observe os produtos que possuam o símbolo de reciclagem 3 e 7, isso indica que existe BPA na composição

Na dúvida evite plásticos transparentes e mais duros, eles geralmente possuem o composto.

Este texto foi escrito por: Christina Volpe