O Pajero de Luc Alphand melhor colocado da Mitsubishi até agora (foto: Divulgação/ Mitsubishi)
A Volkswagen parece estar disposta a quebrar a hegemonia de cinco anos de vitória no Dakar da Mitsubishi. A montadora alemã ocupa neste momento cinco dos seis primeiros lugares na classificação geral inclusive o topo da tabela, com o espanhol Carlos Sainz e o navegador alemão Andreas Shulz.
Além do novo protótipo do valente Touareg, a equipe está com cinco duplas de peso para esta edição, o que representa até vantagem numérica em relação à Mitsubishi, que com a saída de Hiroshi Masuoka está com apenas três carros competindo. A equipe japonesa também está de carro novo, o Pajero Evolution MPR 12.
A equipe de pilotos da Volkswagen para este ano é formada pelo líder Sainz, a campeã Jutta Kleinschmidt (2° lugar na geral), o americano Mark Miller (4°), Giniel de Villiers (5°) e Bruno Saby (6°). Já a Mitsubishi vem com o atual campeão Stephane Peterhansel (9°), o francês Luc Alphand (3°) e o espanhol Nani Roma (7°), que desde o ano passado trocou a moto pela Pajero.
Diretoria contente – Até agora, os pilotos da Volkswagen só têm dado motivos de festa para a montadora alemã. Nossos competidores têm sido excelentes, assim como o novo Touareg de competição. Na organização e apoio, temos nos concentrado em dar aos nossos competidores as melhores condições para alcançarem as mais altas colocações, especialmente como está a briga pela liderança, que vai continuar muito dura, disse Kriss Nissen, diretor da Volkswagen Motorsport.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa