Carlos Sainz é o líder (foto: David Santos Jr)
Direto de Antofagasta – A quinta etapa foi inteira para a equipe Volkswagen no Dakar. O francês Stéphane Peterhansel, da JMB Stradale/Mitsubishi, líder no começo do dia, teve problemas mecânicos e caiu para a décima colocação na geral. Enquanto isso, o americano Mark Miller levou o Touareg para a vitória da etapa, ao lado do navegador Ralph Pitchford.
Com isso, Carlos Sainz, também de Touareg, subiu de vice para primeiro colocado no Dakar 2010. Atrás do espanhol estão Nasser Al-Attiyah, do Catar, e o americano Miller todos da Volkswagen. Mesmo com clima alegre na equipe nesta quarta-feira, a briga pelo título aumenta a competição interna. Sainz e Al-Attiyah estão separados por 4min37 no resultado acumulado. Já o trio da equipe alemã abriu aproximadamente uma hora para o quarto colocado, Robby Gordon.
A competição é bastante acirrada, não só fora da equipe, mas dentro também. Sempre vou dar o meu melhor todos os dias. Teremos mais nove pela frente, vamos ver o que vai acontecer, comentou Al-Attiyah.
Para a dupla brasileira Mauricio Neves e Clécio Maestrelli, a ordem vai para o outro sentido. Nossa orientação aqui é para cuidar do carro e chegar no fim do rali. Temos que continuar no ritmo que estamos, seguros, para tentar terminar entre os cinco primeiros, lembrou o navegador Maestrelli.
Para Mauricio Neves, que na segunda etapa do rali atingiu a marca história para o Brasil com o terceiro lugar, é preciso conter a ansiedade. Dá vontade de acelerar tudo do carro, mas a consciência diz para não fazer. Temos noção da nossa falta de experiência e precisamos lidar com uma navegação maluca, roteiros malucos, em que cada um faz o seu caminho. Mas ainda assim estamos melhorando. Tínhamos a expectativa de vir para a prova terminar entre os dez primeiros, e se tudo der certo, entre os cinco, vamos manter essa estratégia, disse o piloto brasileiro, que terminou o dia na sétima colocação geral, pouco mais de 1h20 atrás de Carlos Sainz.
Sainz como primeiro piloto – O espanhol Carlos Sainz, ídolo do rali de velocidade e atual campeão do Rally dos Sertões e Rota da Seda, é tido como primeiro piloto da equipe Volkswagen, e assumiu hoje a liderança da prova. Para o chefe da equipe, o austríaco Kris Nissen, este ano Sainz está pronto para ser campeão do Dakar.
Carlos tem feito uma temporada ótima nas provas anteriores e também um bom trabalho no Dakar até agora. Ele está pronto para vencer o rali, tem a experiência necessária na prova, e velocidade ele sempre teve. Agora ele só precisa não ter má sorte. Não é questão de ter sorte, é apenas não ter azar. Ele e seu navegador estão motivados, acho que eles têm muitas chances, mas ainda temos mais de seis mil quilômetros pela frente. É preciso pensar no presente, avaliou Nissen.
Segundo ele, a meta conservadora no início mostrou resultado próximo da metade do rali. Nossa estratégia de não forçar nos primeiros dias tem dado certo. No quinto dia assumimos a ponta e temos três carros liderando, ainda com o quarto carro, do Maurício Neves, muito bem na prova apesar de ele ainda ter que aprender muito sobre esse tipo de prova. Infelizmente nosso atual campeão, Giniel de Villiers, teve problemas no início e está mais atrás na tabela. Mas esse é o Dakar, para terminar é preciso enfrentar a prova, e depois, para vencer, tem que enfrentar os outros competidores, concluiu.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa/ Webventure