VW a caminho do bicampeonato (foto: Divulgação)
A hegemonia da Mitsubishi parece ter acabado de vez no Rally Dakar. Depois de conquistar o título na edição do ano passado, a Volkswagen caminha para o bicampeonato. Neste domingo, após a oitava etapa, a VW segue com três carros nas três primeiras colocações: Carlos Sainz é o líder, seguido por Nasser Al-Attiyah e Mark Miller.
O carro que mais ameaça a equipe alemã é outro alemão, da BMW, pilotado pelo francês Stephane Peterhansel. Porém problemas no quinto dia do rali praticamente acabaram com suas chances de lutar por mais um título ele está a 2h02min25 de Sainz. A quarta colocação é de outro carro da BMW, de Guerlain Chicherit.
A Mitsubishi, que ganhou os títulos de forma consecutiva entre 2001 e 2007, está em queda livre. Seu carro melhor colocado é o do português Carlos Souza, na sétima posição. Logo depois, em oitavo, aparece o brasileiro Guilherme Spinelli, também a bordo de uma Mitusbishi, e a 4h04min12 de Sainz.
Maior candidato ao título de 2010, Sainz está animado. Posso dizer que estou muito contente, porque as etapas mais difíceis já ficaram para trás. Hoje ainda consegui abrir um pouco de vantagem para o Nasser, festeja o espanhol, a caminho de sua primeira taça no Dakar. Incrível também a quantidade de gente que acompanhou os últimos 15 quilômetros.
Menos forte – Nas motos, a KTM segue líder, porém de maneira bem menos folgada que em outros tempos. Após os resultados da etapa de hoje, entre Antofagasta e Copiapo, no Chile, a KTM ocupa as duas primeiras posições na classificação geral, com Cyril Despres e Pal Anders Ullevalseter. No entanto, o terceiro e o quarto lugares são de Francisco Lopez com uma Aprilia, e Helder Rodrigues em cima de uma Yamaha.
A KTM ganha tudo desde 2001, quando o italiano Meoni faturou seu primeiro título. Depois, ele ainda foi bi, seguido por Sainct, Roma, Despres e Coma os dois últimos são bicampeões. Despres caminha para o tricampeonato. Com vantagem de 1h20min31 para Ullevalseter, ele já administra o resultado, e ainda conta com o auxílio de Ruben Faria, também de sua equipe.
Acabei passando por pedras e não me dei conta do estrago que elas fizeram em meus pneus. Somente no quilômetro 245 que percebi que elas estavam péssimas. Tive a sorte que logo o Ruben chegou, então trocamos a roda dianteira, explica Despres, que cruzou a linha de chegada na quinta posição hoje.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure