Foto: Pixabay

Volkswagen comemora primeiro e segundo lugar no Sertões

Redação Webventure/ Parceiros

Carlos sainz é o campeãodo Rally dos Sertões (foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br)
Carlos sainz é o campeãodo Rally dos Sertões (foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br)

Dez das dez especiais vencidas, quatro mudanças de líder e um grande duelo: a equipe Volkswagen decidiu o Rally dos Sertões no Brasil no último dia e garantiu a primeira e a segunda colocação na classificação. Este foi o primeiro passo para a preparação do Rally Dakar 2010.

Carlos Sainz/ Lucas Cruz Senra venceram a terceira colocação na décima etapa e garantiram a vitória do Sertões, considerado o mais duro e longo rali após o Dakar. “Uma vitória que me fez muito feliz após uma árdua disputa. O Sertões foi realmente um desafio para nós, pilotos; as especiais foram longas e extremamente exigentes por conta da variação de terreno. Exigiu bastante concentração e para nós, foi um bom teste. Eu acho que nós conseguimos, ganhamos o nosso primeiro rali juntos dentro desta forte equipe”, declarou Sainz.

Com 85 quilômetros de especial que contou com pistas estreitas com cascalho e muita areia, foi vencida por Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk. A dupla terminou a competição na segunda posição geral, apenas a 1min09 atrás de Carlos Sainz. “Estou feliz com o resultado do Sertões por ter sido minha primeira competição na Volkswagen. Todos trabalharam de forma profissional e fizeram de tudo para alcançar o sucesso. Tenho que agradecer a todos por ter tornado possível essa estréia. Graças ao espírito de equipe e ao meu navegador Timo, com quem eu me entendi bem desde o início, tenho certeza que serei capaz de tornar meu sonho de ganhar o Dakar tornar-se realidade”, disse o piloto do Qatar.

Gottschalk se impressionou com a prova. “Sinceramente: Antes do Sertões, quase nenhum de nós pensava que o rali seria difícil. Foi realmente um teste para a Volkswagen e a prova mostrou que é considerada a segunda mais duras e segunda maior do mundo por uma boa razão”, revelou o navegador segundo colocado.

Maurício Neves terminou a competição na sexta posição geral, e na última etapa, ficou com a segunda colocação. “Para competir em uma equipe tão profissional e bem organizada como a Volkswagen foi um sonho realizado. Todos os dias aprendi mais sobre o carro e como o time trabalha. Infelizmente, alguns erros nos deixaram para trás, que não nos permitiu alcançar nossas expectativas”, contou Neves.

Duelo pela ponta – Carlos Sainz / Lucas Cruz Senra e Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk travaram um duelo que arrancou aplausos dos “Sapos Azuis” (apelido que os Touaregs ganharam dos brasileiros) em todas as etapas. As duas duplas que foram colocadas em teste para o Dakar 2010 rendeu bons resultados.

“Se eu pudesse atribuir um máximo de cinco estrelas pelo trabalho perfeito de todos seria cinco estrelas. O trabalho extraordinário feito por Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah e seus navegadores me deixou otimista em relação ao futuro. Ambos teriam merecida vitória e, no final, foram separadas por apenas alguns minutos, após uma dura luta. Maurício Neves e Eduardo Bampi, sem muita experiência no carro, fizeram um grande trabalho também. Estou orgulhoso com todo o plantel”, declarou Kris Nissen, diretor da equipe Volkswagen.

A 17ª edição do Rally dos Sertões exigiu muito do homem e da maquina nos 5.056 quilômetros de percurso que iniciou em Goiânia (GO) e terminou em Natal (RN). Com trilhas fechadas ao longo de fazendas, com triais e sessões com deeps e areia, o rali mostrou-se variante entre especiais rápidas e mais lentas.

Para a Volkswagen, foi o teste ideal para o Dakar 2010, que acontece em janeiro. Ao contrário do Dakar, o Sertões não possui dias de descanso durante os dez dias de competição. Tornou-se um teste para toda a equipe, desde pilotos e navegadores até mecânicos, equipe de tecnologia e logística.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: julho 3, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure