Começa nesta hoje em Joinville a 3ª Volta a Santa Catarina de Mountain Bike, prova que conta pontos para o ranking brasileiro da modalidade. Até domingo serão desenvolvidas quatro etapas, entre Joinville e Ascurra, num total de 316 quilômetros.
Competem as categorias elite, cadete, júnior, master e feminino. Cem ciclistas confirmaram inscrição. O mau tempo promete ser um ingrediente a mais na disputa. As trilhas e estradas interioranas do percurso estarão mais pesadas. “O grau de dificuldades será muito maior e o competidor terá oportunidade de mostrar mais técnica e resistência, que serão fundamentais para quem quiser terminar a prova”, antecipa João Carlos de Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo.
Com o mau tempo dos últimos dias, a Federação Catarinense de Ciclismo buscou orientar de maneira didática os bikers sobre as dificuldades de percurso. “Nosso roteiro inclui pontos críticos de descidas que a chuva tornará ainda mais traiçoeiros”, explica Andrade. “Reforçaremos a presença de fiscais de prova e a sinalização”, diz.
Campeão da edição da Volta de Mountain Bike do ano passado e líder do Campeonato Estadual de cross country na categoria elite, o joinvilense Maurício Borges está animado para buscar o bicampeonato, mas reconhece que a presença de atletas de diversas regiões do País vai tornar o páreo mais duro. A largada acontece às 11 horas de hoje, sob qualquer condição de tempo, no pórtico de entrada de Joinville na rua XV de Novembro, bairro Glória (próximo ao centro comercial Expoville).
Deste local os ciclistas seguem em direção ao bairro Vila Nova e percorrem 104,7 quilômetros até o Shopping Zipperer, em São Bento do Sul. As outras etapas serão realizadas na sexta-feira entre São Bento do Sul e a localidade de Volta Grande, em Rio Negrinho; no sábado entre Volta Grande e Timbó, levando a competição do Planalto Norte para o médio vale do Itajaí; e no domingo, a etapa de encerramento entre Timbó e a localidade de Guaricanas, em Ascurra, no médio vale.
A 3ª Volta a Santa Catarina em Mountain Bike é realizada pela Federação Catarinense de Ciclismo com apoio das Prefeituras de Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Timbó e Ascurra, da Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, FESPORTE, Expresso Limeira, Adenosina, Ciclo Bona, Bike Dream e Webventure.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 26, 2001