Webventure

Volta ao mundo de carro: América Central


Ilhas Bocas del Toro (foto: Arquivo Pessoal)

No segundo texto da expedição Challenging Your Dreams, o casal Grace Downey e Robert Ager escreve sobre a passagem pela América Central na volta ao mundo de carro. Tirolesa na Costa Rica, mergulho em Honduras e sustos no México fizeram parte desse trecho da viagem.

Após toda a burocracia em Colon, atravessamos o famoso Canal do Panamá a caminho do caribe e as ilhas Bocas del Toro. Chegamos atrasados para pegarmos a balsa no mesmo dia e tivemos que pernoitar no corpo de bombeiros. O barulho dos caminhões acelerando, vagões de trem passando a cada 20 minutos e o som alto de reggae no barzinho fez com que a nossa noite não fosse das mais tranqüilas. Porém, na manhã seguinte, atracando no píer e vendo a cor da água transparente, areias douradas e a bela arquitetura, logo nos esquecemos da noite anterior!

De volta ao continente seguimos para Costa Rica, um lugar incrível com uma reputação ótima e um turismo modelo. O único problema é que tudo custa e no esquema da nossa viagem havia limites. Mesmo assim decidimos investigar a área ao redor da floresta de Monte Verde, onde não resistimos e nos aventuramos dentre as árvores, voando pelas emocionantes tirolesas do “Sky Trek”.

Já na Nicarágua nos deparamos com um país bem mais pobre, que está se encontrando lentamente, após anos de uma devastadora guerra civil. Infelizmente, não passamos muito tempo por ali e logo seguimos ao nosso próximo destino que eram as Ilhas Baia em Honduras. Um lugar famoso para se explorar o mundo submarino. Além da beleza, é um dos lugares mais baratos do mundo para se mergulhar, sendo assim a Grace aproveitou e fez seu curso e já teve a sorte de ver até um tubarão!

Na Guatemala, não sabemos bem como, mas conseguimos participar de um café da manhã especial que a Embaixatriz estava oferecendo aos brasileiros no dia da final da Copa do Mundo. Como sabemos tudo ocorreu conforme planejado e comemoramos o Penta bem à brasileira! Além disso, éramos lembrados constantemente sobre a riqueza da civilização Maia que ali existiu, antes dos espanhóis, e curiosos fomos explorar a cidade de Tikal. Entrando em Belize, fomos em busca de jaguares na Reserva Cockscomb onde acampamos e fizemos várias caminhadas, mas os raros felinos estavam se escondendo e vimos apenas suas pegadas.

Tivemos uma experiência assustadora no México. A caminho de Acapulco, seguimos para o interior em busca de um camping e chegamos a um terreno escuro com uma casa abandonada. De repente, avistamos uma fileira de homens armados escondidos atrás das árvores. Dizer que estávamos com medo seria mentir estávamos apavorados! Não sabíamos se arriscávamos partir ou não, mas mesmo com os nervos a flor da pele decidimos esperar e ver o que aconteceria. Para nossa sorte, não aconteceu nada e eram apenas policiais em busca de bandidos. Por via das dúvidas, resolvemos voltar para a cidade e passamos a noite em um hotelzinho, pelo menos nos sentimos um pouco mais seguros.

Gostaríamos de passar mais tempo na América Central, mas nossa data limite estava se aproximando. Tínhamos que chegar ao Alasca antes da neve nos alcançar e ainda havia muitos quilômetros a percorrer…

Acompanhe nos próximos boletins

Este texto foi escrito por: Grace Downey e Robert Ager