Oi amigos, a Espanha é mesmo um pais sensacional. Arquitetura, história, culinária, artes, música, tudo tem seu sabor muitíssimo típico, diferente, singular. Aqui, temos Picasso, Miro, Dali, Gaudi. Eles foram donos do mundo (lembram-se do tratado de Tordesilhas?). Eles têm praias, cidades medievais, castelos. Daqui partiu a santa inquisição.
Eles mesmos dizem que os espanhóis são tão católicos que até os ateus são católicos. Ou seja, a Espanha é um país repleto de coisas para se descobrir. em Madrid, o fenômeno que me chamou mais a atenção foi a marcha. Isto significa que quando a galera vai sair pra um chopinho, eles passam a noite a beber muitos chopinhos em diferentes bares. Ou seja, marchando! São no mínimo três bares por noite. Por isso, por aqui a gente encontra boteco a cada duas casas mais ou menos.
Outra coisa muito legal são as tapas. São pequenas porções de iguarias hiper típicas e deliciosas. As histórias das tapas vêm de antigamente quando as pessoas tinham que colocar pratinhos acima dos copos pra evitar que os mosquitos entrassem, então começaram a colocar uns petisquinhos nestas tapas (que significa tampa em português).
Madrid – A cidade de Madrid é linda. Cheia de prédios antigos, lindíssimos, góticos, românticos, modernos (neste quesito Barcelona esta ainda melhor, pois os de Gaudi são coisa de louco!). Os espanhóis são gente boníssima, simpáticos e divertidos. De Madrid fomos a Toledo, uma cidade medieval com seus castelos, muralhas, armaduras e toda a sua história da região de Dom Quixote e Sancho Pancha, e após rumamos para a Catalunha (os espanhóis daqui não se consideram espanhóis, são ultra regionalistas e se consideram catalães, região de Barcelona onde ate o idioma prevalece, o catalão).
Barcelona está no litoral, é mais quentinha e mais artística. Tem pintores e pinturas a todo lado. Gente na rua fazendo performances mil e coisas muito diferentes no que diz respeito a expressão artística. Por falar em diferente, Gaudi é o rei. Foi um sujeito da época de 1900 que simplesmente é o máximo, ainda hoje a gente olha para arquitetura dele e fica maluco.
Tudo com curvas e muito material reciclado. Fomos ver a sagrada família que é a obra da vida dele. Demorou 16 anos pra fazer o projeto e quando morreu só havia 1 das 16 torres prontas. Ainda estão construindo a igreja, que é neogótica, e ainda vai demorar um tempão pra ficar pronta. Mas realmente é impressionante, da pra entender a demora. Além da sagrada família ele tem outras obras espalhadas pela cidade e ver tudo isto da pra entender porque ele é considerado tão bom.
No resumo, é isso. Conhecemos estas três cidades daqui e eu estou encantada. Me diverti muitos com os amigos. Agora temos que ir, pois já são duas da tarde e nós temos que fazer a ciesta que nenhum espanhol dispensa, ate supermercado fecha por duas ou tres horas
após o almoco.
Este texto foi escrito por: Pio e Dri
Last modified: outubro 2, 2002