Webventure

Volta ao mundo – Pio e Dri: quinta fase

Depois do Cambodja, viemos para o norte da Tailândia visitar algumas tribos bastante diferentes. As cidades que podemos fazer trekking de uma a três noites para estas tribos são Chiang mai – onde também é excelente pra compras, muito baratinho, pois as fábricas estão aqui -e Pai e Mãe Hong son.

Fomos primeiro para Pai. É uma cidade muitíssimo pequena e super
charmosa. Depois fomos ao extremo norte, na divisa com Burma (Miamar) e visitamos a tribo Karen. Esta tribo é a das mulheres girafa, ou seja, os pescoços delas são enormes em função da tradição de usarem anéis ao redor deles. Quanto mais velha a mulher, mais longo é o pescoço dela. Vimos algumas com mais ou menos 25 cm de pescoço. É muito interessante!

Mas é um incômodo assistir. Esta tribo tem também as mulheres de
orelhas gigantes. Elas colocam grandes aros nos lóbulos das orelhas delas, como os índios brasileiros fazem ou algumas “tribos” paulistanas. Depois visitamos outras tribos e passamos uma noite em uma delas numa vila muito bem cuidada, limpa e aconchegante.

Fomos muito bem tratados. No dia seguinte fizemos o bamboo rafting. É um passeio pelo rio numa jangada feita de bambús que um homenzinho thai guia (sentado no bico dela) pelas corredeiras. Muito tranqüilo e delicioso. Agora estamos em Chiang mai assistindo ao festival do ano novo Tailandês, que muda em função do nascimento de Buda. Eles estão 530 anos à nossa frente.

Brincadeiras – Na verdade este festival começa amanhã com paradas pelas ruas, mas já rola festa ha mais de uma semana. A grande brincadeira por aqui é jogar água em todo mundo. Mas todo mundo mesmo! Todos ficam nas bordas das ruas com baldes d’agua, espingardinha, revolveres, mangueiras, garrafas, enfim, tudo o que der pra colocar água dentro.

Para vocês terem uma idéia, os garçons dos restaurantes jogam água nos clientes, os frentistas de postos de gasolina ficam com mangueiras molhando tudo e todos que passam pela frente. Ninguém
é perdoado. Pode estar de terno, com máquina fotográfica, dentro do
ônibus, o que for. Todos se divertem e levam na maior espiritualidade. Turista é o prato predileto. Este é também um costume antigo e a água significa a purificação do corpo. Nós dois estamos purificadíssimos desde ontem.

Este texto foi escrito por: Pio e Dri