Webventure

Volume de negócios confirma o esperado


Roupas no estande da Timberland que anunciou aumento de 100% nas vendas ao varejo nesta Adventure Fair. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)

Confirmada a expectativa de volume de negócios gerado na Adventure Sports Fair 2002. A feira de aventura, considerada a maior do Hemisfério Sul, foi encerrada ontem (03/11) com R$ 55 milhões gerados em cinco dias. O número de expositores também foi recorde: 233. E a organização comemora que 75% do espaço da edição 2003 está vendido.

“Na opinião da maioria dos expositores, a feira foi excelente do ponto de vista comercial e atingiu plenamente as expectativas, tanto dos setores de roupas, calçados e acessórios como do segmento de turismo”, disse Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade.

Trade – O horário de trade também foi aprovado, segundo a empresa organizadora da feira. Na quinta-feira e na sexta o evento foi aberto exclusivamente a profissionais do mercado – uma prática comum nas grandes feiras – das 10h às 14h. “Com esta iniciativa, reunimos cerca de 1.700 lojistas destes segmentos, 1.200 deles só do trade de turismo, que em 2002 ocupou um terço da área da feira. Isso sem falar dos profissionais que visitaram a Adventure Fair no horário normal do evento”, observou Bernardi.

Este horário especial deve ser mantido para a próximo ano, quando a feira acontecerá de 13 a 17 de agosto, também na Bienal do Ibirapuera, local das quatro edições já realizadas.

Depoimentos – Algumas empresas expositoras da feira já declaram que o desempenho de 2002 superou o do ano anterior. O gerente de marketing da Caloi, Igor Reis, afirma que os negócios aumentaram aproximadamente 15% em relação a 2001. “E o número de visitantes em nosso estande aumentou cerca de 30%, principalmente por causa das palestras de pessoas ligadas ao cicloturismo”, disse. Reis lembra que o aumento no volume de negócios teria sido maior se a alta do dólar não estivesse prejudicando a economia nacional.

A Timberland, fabricante de roupas e calçados, comemorou aumento superior a 100% nas vendas no varejo, em comparação com o ano passado. A informação é do gerente Gustavo Ferreira.

A BY, fabricantes de roupas esportivas, também teve as expectativas atendidas. “Para a nossa marca, a feira é excelente. O retorno é imediato e minha estimativa indica que vendemos 25% mais que em 2001”, afirmou Sônia Maria Brotto Yoshioka, diretora. O estande da empresa, que há dois meses está exportando para o Chile, apresentou a nova coleção aos lojistas e os produtos puderam ser comprados pelo público em quatro pontos de venda na feira.

Uma das mais tradicionais lojas de equipamentos para aventura, a Half Dome, optou por não realizar a venda direta neste ano. Justo Alcazar, diretor da rede, acredita que obteve melhores resultados com um estande institucional. “Pudemos conversar com mais tranqüilidade, enquanto nos anos anteriores perdíamos muito tempo vendendo. Recebemos visitantes de outros estados e até da Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Uruguai”, comenta.

Este texto foi escrito por: Webventure