ABN AMRO 2 (foto: Divulgação)
Começa amanhã a Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo. Seis equipes estão reunidas em Sanxenxo, na Galícia, Espanha, para as festividades deste sábado e para a primeira regata in-port, uma das mais importantes novidades da edição 2005-2006 da competição.
A primeira etapa, chamada de perna, vai de Vigo, também na Espanha, para a Cidade do Cabo, na África do Sul, com passagem obrigatória por Fernando de Noronha. Mesmo com a largada apenas no próximo dia 12, será amanhã que as equipes começam a pontuar na prova, na regata de abertura. As in-port races são provas com percurso curto, demarcado por bóias em que todos os veleiros largam juntos. Um evento para o público acompanhar a performance dos veleiros e para as equipes terem mais uma chance de pontuação.
Outra novidade para essa edição da prova são os veleiros projetados especialmente para ela. Os Volvo Open 70 são a última geração de veleiros de competição construídos até agora. São sete ao todo que estão em Sanxenxo (a equipe ABN AMRO vai competir com dois). Gigantes de 70 pés (cerca de 21 metros), desenhados pelos melhores projetistas do mundo, que trazem a última tecnologia em navegação e uma particularidade: a quilha, o contrapeso do veleiro, se move lateralmente, regulada pelos tripulantes, que aumenta a velocidade do veleiro.
Roteiro – Após a abertura da competição no dia 5, os veleiros se deslocam para Vigo, ainda na Espanha, local da largada da primeira perna. No dia 12 de novembro os sete veleiros largam para a África do Sul, na perna que termina na Cidade do Cabo. Após cerca de 15 dias em solo, as equipes saem de novo para a Austrália, final da segunda perna.
No dia 7 de março de 2006, a Volvo Ocean Race irá aportar no Rio de Janeiro, para ficar quase um mês. A regata in-port do Rio está marcada para o dia 25 de março. Depois do Rio de Janeiro a prova segue para os Estados Unidos e retorna para a Europa, para fazer mais duas pernas e terminar, no meio de junho.
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Seis equipes irão disputar para uma das maiores glórias da vela mundial, o primeiro lugar na Volvo Ocean Race. Ao todo serão sete VO70 que irão dar a volta ao mundo, passando por quatro continentes. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas:
ABN AMRO – Equipe holandesa é a única com dois veleiros na competição. Um deles formado por profissionais e comandados pelo experiente Mike Sanderson, o ABN AMRO 1. No ABN AMRO 2 estarão jovens promessas da vela mundial, selecionados em vários países, inclusive no Brasil, país representado por Lucas Brun, proeiro.
Brasil 1 – Primeira equipe brasileira a participar da Volvo Ocean Race. O projeto é liderado pelo velejador e empresário Alan Adler, mas quem assumiu o comando do VO70 é o bicampeão olímpico Torben Grael. Na tripulação, uma mistura de brasileiros campeões mundiais e medalhistas olímpicos com estrangeiros de grande experiência em volta ao mundo.
Ericsson Racing Team – Uma das últimas equipes a confirmar participação na prova, os suecos compensaram a falta de tempo para treinos com a experiência dos tripulantes. O comandante Neal McDonnald foi segundo lugar na última edição da prova, e também foi confirmado o reforço de John Kostecki, velejador dono do atual título da Volvo, edição 2001-2002, no comando do Illbruck.
Movistar – A equipe espanhola foi uma das primeiras a aprontar o VO70 e partir para a água. No início do ano o veleiro Movistar quebrou o recorde de velocidade num deslocamento de 24 horas e chegou a alcançar 39 nós (cerca de 72 km/h). Na ocasião, a tripulação estava em um treinamento, fazendo exatamente o percurso entre a Austrália e o Rio de Janeiro, comandados por Bouwe Bekking. Leia a entrevista com o comandante do Movistar no Brasil, feita no início do ano.
Piratas do Caribe – Os estúdios Disney apostaram em uma das mais caras campanhas de divulgação de um filme já feitas na história com o veleiro de promoção do longa Piratas do Caribe II. O audacioso projeto está sob o comando de Paul Cayard, comandante do veleiro campeão da prova na edição de 1997-1998 da Volvo. Assim como o veleiro do filme, o barco de Cayard chama-se Pérola Negra.
Premier Challenge – Até agora a equipe australiana foi a que fez menos barulho na competição. Uma das poucas notícias da equipe é que possivelmente não irá terminar a prova por falta de verba. Até agora é a equipe menos cotada para vencer, mas pode surpreender. A tripulação é formada principalmente por australianos, comandados por Grant Wharington.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa