A competição começou com o nome de Whitbread e a primeira edição foi em 1973-74. Na época 17 veleiros competiram, com velejadores inexperientes, que mal sabiam o desafio que viria pela frente. Os veleiros que competiram eram praticamente iguais àqueles que compareceram como expectadores para ver a largada. A prova teve 27.500 milhas náuticas, algo em torno de 44 mil quilômetros.
A aventura foi um sucesso e três anos após a chegada na Inglaterra outra Whitbread largava, em 1977. O título de campeão da prova se tornou o troféu mais cobiçado dos mares e a segunda edição da prova revelou um dos maiores velejadores da história. O neozelandês Peter Blake, então com 29 anos. Esta edição também registrou a primeira passagem pelo Brasil, na última perna, que revelou o veleiro Flyer como vencedor.
Desde então, a prova seguiu com o intervalo de três em três anos. O reconhecimento de grandes patrocinadores e o importante salto tecnológico deu-se na edição que começou em 1985, na prova que teve como vencedor o sindicato suíço UBS.
Em 1993 foi instaurada uma nova classe, a Whitbread 60, que serviu de base para os veleiros das competições seguintes, até que a regra do VO70 foi lançada, este ano. Na prova de 1997-98, Paul Cayard dominou a competição e levou a fama que o coloca como capitão do Piratas do Caribe para a volta ao mundo de 2005.
Na última edição, em 2001-02, oito equipes foram responsáveis pela maior competição já realizada até então, com as mais altas cifras já registradas na prova, que ganhou o nome de Volvo Ocean Race. O Illbruck Challenge venceu após 32 mil milhas náuticas (51 mil quilômetros aproximadamente) em nove pernas.
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Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 14, 2005