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Volvo Ocean Race muda regras para a prova de 2011


Mudanças na Volvo podem beneficiar equipes (foto: Dave Kneale/ Volvo Ocean Race)

A maior regata do mundo anunciou nesta sexta-feira mudanças em seu regulamento para a prova de 2011-2012. Com o intuito de reduzir gastos para os competidores, garantir segurança e confiabilidade nas embarcações, aumentar a concorrência e manter o status de ser a prova mais rápida de monocasco do mundo, as mudanças foram significativas após um grupo de a organização avaliar a competição nos últimos 12 meses. Foram consultados, além da organização, competidores da prova.

“Realizamos o programa de avaliação durante a corrida de 2008-09, pois precisávamos reunir os pensamentos das pessoas envolvidas na corrida e queríamos nos dar o máximo de tempo possível para se preparar para a edição 2011-12 da corrida”, declarou o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad.

Confira as principais alterações para a regata:

Barcos – Cada barco deverá completar 600 milhas náuticas ( de qualificação antes do começo da VOR, bem como a qualificação de executar 2.000 milhas náuticas; barcos de segunda geração com configurações da corrida anterior poderão sofrer alterações mínimas; todos os barcos que navegarem após 15 de março de 2011 deverão correr; é permitida a construção de um barco por equipe.

Peso – O peso do barco Novo terá o máximo de 14.500 kg.

Quilha/ bulbo O peso máximo deverá ser 7.400 kg (quilha / bulbo fin combinado); serão permitidos projetos fin nova quilha e novo bulbo da quilha.

Vela – Novas pré-velas estarão limitadas para 15 para um barco que entrou na prova; máximo de dois novos conjuntos de bolinas e de lemes.

Testes – Serão permitidos dois testes antes da corrida.

Equipe – O número total da tripulação está mantido em 11 pessoas, incluindo o Media Crew; para equipes femininas, o número aumenta para 14 (incluindo o Media Crew); três membros da tripulação devem ter data de nascimento em ou após 1 de setembro de 1980; Media Crew serão autorizados a exercer funções adicionais.

Paradas – Ampliação da capacidade do tanque de água de lastro para 1.600 litros; haverá uma in-port race em cada escala; não será permitida tripulação adicional em regatas locais.

Pontuação – O sistema de pontuação será: Pernas múltiplos de 5; passagem em Portões de Pontuação: múltiplos de 2; In-Port Race: múltiplos de 1.

Este texto foi escrito por: Webventure