Waldemar e Irivan buscam mais uma conquista juntos (foto: Arquivo Pessoal/ Waldemar Niclevicz)
Waldemar Niclevicz e Irivan Burda começam nesta quarta-feira (24) um dos maiores desafios de montanhismo da carreira deles, a escalada Leopardo das Neves, que consiste em alcançar o cume dos cinco picos com mais de sete mil metros da Ásia Central.
A dupla irá passar por cinco países e o trajeto consiste entre o Kazaquistão, Quisguistão e Tadjiquistão. Mais do que receber o título de Leopardo das Neves, concedido pela Federação Russa de Alpinismo, àqueles que superam as cinco montanhas com mais de sete mil metros de altitude da região, queremos conhecer um pouco do Pamir e do Tien Shan, espetaculares cordilheiras que desafiam o homem desde os tempos de Gengis Khan e Marco Polo, e que ainda hoje guardam misteriosamente os seus segredos, um deles o mais raro e fascinante felino desta Terra, o Leopardo das Neves, disse animado Waldemar.
A expedição é totalmente bancada pela dupla, que não contou com ajuda de patrocinadores para viabilizá-la, e para isso, Waldemar e Irivan se empenharam em palestras sobre montanhismo e em guiar grupos em diversas montanhas, como a última feita por Niclevicz, em que ele levou um grupo à escaladas na Bolívia.
Esta empreitada me serviu como treinamento e também como um início de aclimatação para o Leopardo das Neves. Estes novos amigos estão se preparando para realizar um sonho imenso, escalar o Everest em 2010, contou. A viagem pela Ásia terá duração aproximada de 69 dias e eles contarão com transporte de avião, carro e helicóptero para alcançar seus destinos.
Ouso dizer que o segredo do sucesso que esperamos conquistar foi baseado em muito planejamento e numa estratégia ousada, baseada no que chamamos estilo alpino – escalar rápido, leve, sem montar acampamentos superiores, finalizou Niclevicz.
Este texto foi escrito por: Webventure