Brasileiros estão em expedição comemorativa aos 10 anos da conquista do K2 (foto: Waldemar Niclevicz)
A viagem de Waldemar Niclevicz e Irivan Burda em direção ao Hidden Peak e ao Broad Peak, 11ª e 12ª montanhas mais altas do mundo, respectivamente, começou difícil. Os brasileiros, que estão na expedição para homenagear a conquista brasileira do K2 em 2000, tiveram problemas durante o transporte até a cidade de Skardu, porta de entrada para o Karakorum, reino do K2.
Nossa viagem de Islamabad até Skardu foi simplesmente horrível. A estrada está em péssimas condições. No primeiro dia, percorremos 450 quilômetros em 16 horas. No segundo, 250 quilômetros em 12 horas. Foram, no máximo, 30 quilômetros por hora, sacudindo dentro de um pequeno ônibus que era obrigado a parar inúmeras vezes e estudar o melhor caminho entre as centenas de deslizamentos, contou Niclevicz.
Um dos pontos negativos destacados pelo escalador foi a falta de cuidado das estradas pelas autoridades locais. Foi uma viagem extremamente cansativa e perigosa. A impressão foi que, por pouco, não rolamos abismo abaixo várias vezes. O estado precário da estrada é devido à total falta de manutenção e as chuvas abundantes dos últimos anos, principalmente dos últimos meses de abril e maio, que ocasionaram deslizamentos que depositaram centenas de toneladas de pedras, terra e areia sobre a já estreita estrada que se empoleira sobre os paredões do cânion do rio Indo, explicou.
Preocupação – O tempo na região não tem ajudado a expedição dos brasileiros, que estão viajando com mais sete pessoas de diversas partes das Américas. As chuvas e a nevasca em altitudes superiores são fatores que preocupam os escaladores.
O tempo esta me deixando muito preocupado. As chuvas significam fortes nevascas nas altitudes superiores. As montanhas ao redor de Skardu estão completamente brancas, algo que jamais havia visto. Já nos avisaram que em alguns trechos da caminhada até o acampamento base existe mais de dois metros de neve, um verdadeiro absurdo comparado as outras quatro vezes em que estive no Karakorum, afirmou Niclevicz, que neste sábado continua a caminhada a caminho do Hidden Peak e do Broad Peak.
Este texto foi escrito por: Webventure