No primeiro final de semana da 4ª Temporada de Esportes Radicais de Jaciara, apoiada pela Webventure, sobrou lama para uns, água gelada para outros e emoção para todos os públicos. Nas competições, mais de 100 atletas de todo o país.
No domingo pela manhã, começaram as competições nas águas do rio Tenente Amaral. Na estrutura montada no Cachoeira da Fumaça Rafting Park, reuniram-se 35 canoístas vindos de Cuiabá, Campo Grande e Bonito (MS), Cerquilho e Piracicaba (SP), Porto Alegre e Três Coroas (RS).
Os primeiros a entrar em cena foram os participantes do slalom, a modalidade mais técnica da canoagem. O objetivo é percorrer uma “pista” de 250 metros determinada por balizas suspensas, rio abaixo e rio acima. São duas baterias onde valem o cronômetro e a precisão. “Se o piloto encostar na baliza, perde dois segundos”, explicou Leonardo Selbach, um dos organizadores da prova.
A outra modalidade da canoagem em Jaciara foi o descenso. Não há balizas ou qualquer outra regra além de percorrer 2,5 km de rio no menor tempo possível. Aqui, vale o braço dos competidores. “Tem de ter técnica também, mas é fundamental o remador ser forte o bastante para agüentar o ritmo da prova”, explicou Selbach.
Rafting – Doze equipes disputaram o torneio de rafting. Todas as equipes tiveram um instrutor no bote, o que facilitou para os amadores vencerem desafios como o Salto do Bambu, o Rebojão e a sugestiva corredeira Tamburelo.
O principal nome do dia foi o do canoísta gaúcho Ênio Winkler, que venceu no decenso e no slalom. Nesta última, Winckler ficou mais de 40 segundos à frente do vice-campeão, o piracicabano Guilherme Lobo, de 17 anos. Segundo colocado no ranking nacional, Winkler considerou de nível médio a pista montada em Jaciara. Após completar as duas baterias, ele disse que a maior dificuldade foi enfrentar o vento, que movia as balizas a todo instante. “É que eu venho de uma competição nos EUA e estou treinando duas vezes por dia para o sul-americano. Fica mais fácil assim”, justificou.
Veja abaixo os melhores no slalom e no rafting.
Este evento tem patrocínio/apoio de:
Temporada de Esportes Radicais – resultados
Canoagem slalom
1) Ênio Winkler (Três Coroas-RS)
2) Guilherme Lobo (Piracicaba-SP)
3) Éden Praeiro (Cuiabá-MT)
Canoagem Descenso 4.5
1) Euripedes Pinho (Bonito-MS)
2) Jodson Muller (Bonito-MS)
3) Gilvane Alves (Bonito-MS)
Canoagem Descenso Turismo
1) Enio Winkler (Três Coroas-RS)
2) Antonio Marcos (Jaciara-MT)
3) Vitório Machado (Bonito-MS)
Rafting
1) Equipe Os Cheirosos (Bonito-MS)
2) Equipe Radical Webon (Cuiabá-MT)
3) Equipe Malboro (Rondonópolis-MT)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 25, 2000