Ian Adamson o atleta de corrida de aventura mais completo do mundo. (foto: Arquivo pessoal)
O worshop com Ian Adamson, o melhor atleta de corrida de aventura de todos os tempos acontece amanhã (20/11), na academia Runner Club, em São Paulo (SP). Ainda restam algumas vagas para o grande encontro.
O australiano não é considerado o maior corredor de aventura do mundo por acaso. Além de já ter vencido três edições do Eco-Challenge – a prova de aventura mais difícil do mundo – e de ter subido ao pódio nas sete vezes em que participou da competição, este ano ele se consagrou Hexacampeão do circuito mundial de corrida de aventuras.
Uma carreira tão cheia de sucessos como essa gera bons frutos. Os ganhos de Ian somente com as vitórias nas corridas de aventura somam uma quantia próxima a 250 mil dólares. Porém, toda a sua vida está, de alguma forma, ligada às corridas de aventura, seja através de premiações, patrocínios ou como diretor de provas. “Se você olhar dessa forma para a minha carreira, então, meus ganhos são muito maiores”, revela.
A trajetória de vida de Ian já nos dá algumas pistas de como ele se tornou um atleta tão bem sucedido. Encorajado desde cedo pelos pais a ser aventureiro e acostumado a acampar e explorar cavernas com a família, Ian sempre foi muito ativo. Com apenas oito anos ele remou 25 km a partir do Porto de Sydney em direção ao oceano.
Além disso, Ian sempre foi muito bem sucedido em todos os esportes que praticou. E não foram poucos. O australiano já competiu em provas de natação, pólo aquático, futebol, vôlei, rugby, trekking, windsurf e vela, entre outros. E tudo isso somente no colegial. Na universidade vieram as competições de canoagem – Ian participou de praticamente todas as modalidades do esporte -, mountain biking, orientação e as corridas de aventura.
O super-homem das corridas de aventura também já praticou mergulho, surfe, escalada, patinação in-line e aviação. E mais recentemente, vieram o hidro-speed e o canionismo, modalidades de algumas corridas de aventura.
Mas, de todos os esportes que Ian já praticou, ou seja, quase todos os existentes, o que lhe traz mais prêmios é a orientação, embora seu favorito seja o caiaque oceânico. “A orientação exige consideráveis concentração, raciocínio e habilidade, o que pode fazer a diferença entre ganhar ou perder quando todo o resto está no mesmo nível. Já o caiaque oceânico me permite interagir com o meio-ambiente, onde estou sujeito às condições climáticas e oceânicas. Para mim, isso que é aventura pesada”, explica Adamson.
São todas essas qualidades que fazem de Ian Adamson o maior corredor de aventura do mundo e, no dia 20 de novembro, os brasileiros terão a chance de conhecer os segredos de seu sucesso como profissional do esporte e como campeão das principais corridas de aventura do mundo.
“Um dia com Ian Adamson” será um workshop recheado de palestras – com Ricardo Guimarães, um dos maiores especialistas em Branding do país e um dos colaboradores mais lidos da revista Trip, e com o próprio Adamson.
Além de um almoço em que a lenda vida das corridas de aventura dará dicas de nutrição; um talk show ancorado por Renata Falzoni e apresentações de aventura, em que os participantes receberão dicas sobre manutenção de mountain bike, canoagem, orientação e técnicas verticais. Mais informações no site www.umdiacomianadamson.com.br.
Este texto foi escrito por: Webventure