WRC: Ford dá o troco e vence Rally da Suécia - Webventure

Foto: Pixabay

WRC: Ford dá o troco e vence Rally da Suécia

Redação Webventure/ Offroad

Latvala construiu a vantagem nos dois primeiros dias. (foto: Divulgação)
Latvala construiu a vantagem nos dois primeiros dias. (foto: Divulgação)

Depois do passeio da Citroen na abertura do Campeonato Mundial de Rally (WRC) em Mônaco, foi a vez de a Ford responder à altura neste fim de semana. O time conquistou primeira e segunda colocações do Rally da Suécia, disputado sob baixas temperaturas e muita neve pelo caminho. A vitória acabou com Jari-Matti Latvala, seguido por Mikko Hirvonen.

Latvala dominou os dois primeiros dias de prova, abrindo vantagem suficiente para apenas administrar o resultado neste domingo, quando foram disputadas as quatro especiais finais uma delas, que completaria a quinta, teve de ser cancelada pela tempestade de neve que colocaria em perigo a passagem dos pilotos.

Assim, Latvala fechou o Rally da Suécia com o tempo acumulado de 2h46min41, com 58 segundos de vantagem para Hirvonen. Na seqüência ficaram Gigi Galli em terceiro (a 2min23), Petter Solberg (a 2min59) e Andréas Mikkelsen (a 5min46). Henning Solberg, que ganhou todas as especiais de hoje, estava muito atrás na classificação geral e finalizou em 13º.

O melhor carro da Citroen na Suécia foi o de Daniel Sordo, que chegou a andar no segundo lugar em Mônaco. O piloto obteve a sexta posição, com 7min13 de diferença para Latvala. Já Sebastien Loeb, atual tetracampeão mundial e líder do campeonato até sexta-feira, abandonou a prova e não somou qualquer ponto, para decepção do povo francês.

Apenas 39 pilotos receberam a bandeirada final do Rally da Suécia, neste domingo. A dificuldade com as pistas sob gelo e as tempestades de neve causaram muitas desistências e mudaram o cenário da classificação final.

Surpresa – Latvala admitiu que não esperava ficar com a vitória numa prova tão castigada pelo inverno escandinavo. “Eu nunca tinha pilotado com pneus com cravos em lugares sem gelo. O pior é que várias especiais eram formadas por lama e água na pista, e isso foi muito estressante para mim”, reconheceu.

Seu companheiro de equipe só pensava na vitória até saber da desistência de Loeb. Então, adotou uma estratégia mais cautelosa para garantir o segundo lugar e os oito pontos na classificação geral, que o colocam à frente do campeão multicampeão.

Resultado final do Rally da Suécia
1)Jari-Matti Latvala 2h46min41
2)Mikko Hirvonen a 58 segundos
3)Gigi Galli a 2min23
4)Petter Solberg a 2min59
5)Andréas Mikkelsen a 5min46
6)Daniel Sordo a 7min13

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 10, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure