Finlandês vence etapa da Nova Zelândia (foto: Divulgação)
A quinta etapa do WRC foi marcada por muitos contratempos. Depois de alguns sufocos nos quilômetros finais, a dupla finlandesa Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila conquistou o topo do pódio da prova, consagrando a equipe Ford na Nova Zelândia.
A bordo de um Ford Focus, piloto e navegador venceram a etapa por apenas 2,4 segundos de vantagem para a dupla segunda colocada, Sébastien Ogier e Ingrassia (Citroen). O feito faz da Ford a marca mais vitoriosa na história do WRC, totalizando 75 conquistas.
A vitória de Latvala foi a terceira em sua carreira e a primeira desde a etapa na Itália, há quase um ano. Com ela, o piloto subiu para o segundo lugar na tabela de pontos do campeonato, estando na frente de Mirko Hirvonen em terceiro. Eu não imaginava que poderia acontecer, foi uma incrível e bonita vitória”, afirmou Latvala.
A prova aconteceu em terreno suave, com trechos rápidos ao norte e sudoeste da cidade de Sails. Existiram percursos em terra batida e também no asfalto. Latvala esteve entre os líderes durante o primeiro dia, mas terminou em segundo lugar.
Mais de um piloto tinha chance de vitória: Solberg foi o primeiro a perdê-la quando bateu em um poste. Loeb rodou pela segunda vez no trecho a menos de 10 quilômetros do final, o que dificultou a sua classificação. Ogier saiu da estrada a três curvas do final.
Eu não sabia que tinha vencido até três minutos após o final da corrida. Mikka fez as contas. Foi a minha melhor vitória, aquela que compensou todas minhas decepções, concluiu Latvala.
Não posso acreditar que estou em segundo lugar no campeonato. Eu não fui rápido aqui, mas fui muito consistente e isso deu resultado. Tenho que continuar fazendo meu trabalho como segundo piloto porque minha estratégia está funcionando. Foi um rali fantástico numa das mais belas paisagens do mundo”, completou o campeão da etapa.
O também finlandês Hirvonen sofreu nos primeiros dois dias de prova, e acabou em quarto lugar. O piloto foi beneficiado nos dois primeiros trechos da manhã quando subiu para a quinta posição. Com o acidente de Solberg, ganhou mais uma, subindo na classificação.
Resultado final da etapa:
1) J-M Latvala/M Anttila (FIN) – Ford Focus RS: 4hr 04min 09.8 segundos
2) S Ogier/J Ingrassia (FRA) – Citroen C4: 4hr 04min 12.2 segundos
3) S Loeb/D Elena (FRA) – Citroen C4: 4hr 04min 25.0 segundos
4) M Hirvonen/J Lehtinen (FIN) Ford Focus RS – 4hr 04min 31.1 segundos
5) D Sordo/M Marti( ESP) – Citroen C4: 4hr 04min 35.6 segundos
Classificação do WRC em 2010:
1) Sébastien Loeb 108 pontos
2) Jari-Matti Latvala 72
3) Mirko Hirvonen 64
4) Sébastien Ogier 63
5) Petter Solberg 53
Este texto foi escrito por: Webventure