Loeb pelas ruas de Monte Carlo. (foto: Divulgação)
Os carros da Citroën dominam o Rally de Monte Carlo, abertura da temporada 2008 do Campeonato Mundial de Rally de velocidade. O francês Sebastien Loeb, atual tetracampeão da categoria, é o líder após cinco especiais, com vantagem de 23 segundos para seu companheiro de equipe, Daniel Sordo.
Loeb venceu três especiais, contra duas de Sordo. Os dois são os pilotos que melhor adaptaram seus carros às baixas temperaturas, próximas de 7º C. Sordo saiu na frente, ganhando a primeira, viu Loeb faturar a segunda e a terceira especiais, igualou tudo na quarta, e acabou ficando para trás após a quinta, disputada há instantes.
A classificação atualizada da primeira das 15 etapas do Mundial de Rally tem Loeb com o tempo total de 1h00min18, com 23s5 de vantagem para Sordo. Na seqüência aparecem Mikko Hirvonen (a 1min04s7), Chris Atkinson (a 2min02s2), e Francois Duval (a 2min08s7).
Na terceira colocação, Hirvonen é a grande ameaça ao quinto título consecutivo da Citroën. O piloto que passou a ocupar o primeiro carro da Ford após a aposentadoria de Marcus Grönholm ocupa o terceiro lugar, tem experiência e corre por uma equipe acostumada aos pódios.
No total, 46 carros participam da prova, que percorre as ruas mais famosas do Principado de Mônaco as mesmas utilizadas na prova de Fórmula 1. Em sua 76ª edição, a corrida mais antiga do WRC só termina no domingo.
Classificação após a 5ª especial
1) Sebastien Loeb: 1h00min18
2) Daniel Sordo a 23s5
3) Mikko Hirvonen – a 1min04s7
4) Chris Atkinson – a 2min02s2
5) Francois Duval – a 2min08s7
Este texto foi escrito por: Webventure