Webventure

WRC: Loeb quebra tabu e vence na Finlândia


Loeb se tornou o quarto não escandinavo a vencer na Finlândia (foto: Divulgação)

Quatro vezes campeão mundial, o francês Sebastien Loeb acabou com mais um tabu neste fim de semana. O piloto da Citroen venceu o Rally da Finlândia, se tornando apenas o quarto estrangeiro a ganhar a prova desde 1951 o domínio dos escandinavos é total.

Mas quem apostou que o líder do Mundial, Mikko Hirvonen, faria as honras da casa e levaria a etapa se surpreendeu. Loeb garantiu vitória em 15 das 24 especiais, deixando o finlandês na segunda colocação. “É uma sensação incrível ganhar na Finlândia e significa muito para mim. Queria ganhar esse rali desesperadamente, porque é um dos mais duros”, explica.

Essa foi a 42ª vitória do francês no WRC, porém em poucas ele festejou tanto. Ao chegar ao ponto de controle final, ele subiu no teto de seu carro e, na companhia do navegador Daniel Elena, agitou freneticamente a bandeira da França. “Foi uma luta dura com o Mikko durante todo o fim de semana e não tive um momento de descanso”, acrescenta.

Apertado – Hirvonen cruzou a última linha de chegada com apenas nove segundos de desvantagem para Loeb. A vitória na casa do adversário permitiu que o francês somasse mais dez pontos e encostasse de vez no adversário agora eles estão separados por apenas um ponto, a favor do finlandês.

“Estou satisfeito com a velocidade que tivemos, mas o Loeb conseguiu ser um pouco mais rápido em certos trechos e no final acabou com a vitória”, explica Hirvonen, sem demonstrar grandes lamentações. “A luta pelo título ainda não terminou, mas a partir de agora os ralis são muito importantes. Ainda não acabou.”

O pódio ainda contou com Chris Atkinson, em terceiro, seguido por Dani Sordo e Henning Solberg, que ficaram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Atkinson ainda conseguiu pular para a terceira posição no Mundial, passando Jari-Matti Latvala. “É o melhor rali do mundo, o que todos querem vencer, assim terminar no pódio é genial”, admite o australiano.

Este texto foi escrito por: Webventure