Mikko Hirvonen lidera o campeonato com 16 pontos. (foto: Divulgação)
Depois de passar por asfalto e terra, o Campeonato Mundial de Rally (WRC) inicia nesta sexta-feira a primeira das sete etapas seguidas que terão a terra como piso. A aventura neste fim de semana será disputada no México, debaixo de intenso calor e em clima latino.
Antes de encarar as altas temperaturas em território mexicano, os competidores estiveram no circuito de rua do Rally de Monte Carlo, e na neve da Suécia. Nesta etapa, um dos principais desafios é a altitude, que alcança 2.700 metros na abertura do evento a média dos dias será de 2.000 metros acima do nível do mar.
Os pilotos da Citroën e da Ford terão a oportunidade de pisar fundo em grande parte das especiais, e, de acordo com os organizadores, muitos trechos permitirão velocidades superiores a 215 km/h. O terreno será quase que em 70% do tempo de piso duro o restante contará com trechos mais arenosos.
Classificação – Depois de duas etapas, as duas primeiras posições são ocupadas pela Ford, que surpreende a até então multicampeã Citroën. O finlandês Mikko Hirvonen lidera com 16 pontos, seguido pelo companheiro e também finlandês Jari-Matti Latvala.
O francês Sebastien Loeb, vencedor do Rally de Monte Carlo, surge na terceira colocação com 10 pontos, já que não conseguiu completar a última etapa. Gigi Galli e Peter Solberg dividem a quarta colocação, com nove pontos, cada.
Por ter vencido na Suécia, Hirvonen será o primeiro a largar nesta sexta-feira, algo que não agrada ao finlandês. Esta não é a melhor situação, pois terei que abrir o caminho. Sempre acho melhor sair numa posição intermediária, já que dá para ver as trilhas deixadas pelos outros, admite o piloto, de 27 anos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 26, 2008